Esportes

Seleção Brasileira se classifica para semifinal

Seleção pode sonhar com o ouro inédito ao derrotar Honduras na tarde de sábado, por 3 a

 

LONDRES – Depois de ficar duas vezes em desvantagem, a seleção brasileira masculina de futebol manteve vivo o sonho da medalha de ouro inédita ao derrotar Honduras na tarde deste sábado, 4 de agosto, em Newcastle, por 3 a 2. Leandro Damião (2) e Neymar marcaram os gols da equipe de Mano Menezes, que na terça-feira enfrentará o vencedor de Grã-Bretanha e Coreia do Sul.
A seleção brasileira iniciou o jogo melhor, dominando a posse de bola, e já poderia ter aberto o marcador com menos de um minuto de jogo, quando Leandro Damião foi lançado por Marcelo, mas bateu para fora quando estava sozinho de frente para o goleiro. Oscar e Neymar perderam duas chances aos 4 e aos 10, mas Honduras acabou surpreendendo o Brasil num contra-ataque: em jogada que começou com uma arrancada do lateral-esquerdo Espinoza, a bola sobrou para Martinez acertar um lindo chute no ângulo esquerdo de Gabriel.
A vantagem fez com que os hondurenhos recuassem e apelassem também para faltas, numa tentativa de frear o poder ofensivo da seleção. Mas Crisanto exagerou, acertando Hulk e Neymar em menos de um minuto, e foi expulso, aos 32. Depois de desperdiçar boas chances com Damião e Oscar, a seleção empatou aos 37. Após boa jogada de Hulk, Damião aproveitou a indecisão da zaga para mandar a bola de carrinho para o gol.
Qualquer impressão de que Honduras poderia entrar em campo abalada no segundo tempo se desfez quando Espinoza mais uma vez aproveitou o espaço deixado à sua frente para acertar um chute de efeito aos dois minutos, contando também com um corta-luz providencial de Peralta. Mas dessa vez, o Brasil levou apenas um minuto para reagir. Damião foi derrubado na área e Neymar cobrou o pênalti. Aos 14, novamente Damião. O centroavante recebeu passe de Neymar na área e girou sobra defesa hondurenha para chutar forte e marcar seu quarto gol no torneio olímpico.
O gol quebrou a resistência dos hondurenhos, que ainda perderiam Espinoza, expulso aos 44 minutos do segundo tempo com o segundo cartão amarelo. A única preocupação para o Brasil foi o grande número de cartões amarelos: Marcelo, Damião, Rômulo, e Sandro foram advertidos.

Brasil bate a China no basquete masculino
A seleção brasileira de basquete não tomou conhecimento da China e venceu com facilidade o duelo pelo grupo B. A equipe de Ruben Magnano usou a marcação forte para ganhar por 98 a 59.
O Brasil começou sem dar chances para os asiáticos e abriu vantagem desde o início.
As bolas de três, que faltaram nos jogos contra Austrália, Grã-Bretanha e Rússia, dessa vez deram certo. Foram 12 bolas de três, duas delas do cestinha Marquinhos, que acabou com 14 pontos.
O Brasil acabou vencendo todos os quartos, apesar de Magano ter poupado os titulares no último período.
A vitória brasileira por uma larga diferença de pontos deixa a equipe muito próxima de garantir o lugar entre as três melhores do grupo. Assim a seleção evita o confronto com os Estados Unidos logo nas quartas de final.
Só a Austrália pode derrubar o Brasil para o quarto lugar. Mas para isso a seleção precisa perder para a Espanha e o time da Oceania derrotar a Grã-Bretanha, dona da casa, e a líder Rússia e ainda tirar uma diferença de 43 no saldo de pontos.
O duelo do Brasil com a Espanha acontece às 16h desta segunda-feira e vai decidir a segunda posição do grupo, já que a Rússia deve confirmar a liderança.
Quem ganhar o duelo ficará na chave dos EUA e poderá enfrentar a equipe de LeBron James na semifinal. Quem perder escapa do confronto com os favoritos antes da final, o que fez jornais espanhóis levantarem a possibilidade da Espanha entregar o jogo para o Brasil.

 

Fabiana Murer cai nas eliminatórias
Campeã mundial em 2011, Fabiana Murer não alcançou a classificação para a final do salto com vara, na manhã de ontem (4), no Estádio Olímpico de Londres. A brasileira falhou nas três tentativas de ultrapassar o sarrafo posto a 4m55 e terminou com a 14ª posição, eliminada da competição. Mais cedo, o velocista Nilson André ficou com a 28ª colocação na fase classificatória dos 100m rasos, com 10s26, e ficou a apenas quatro centésimos da semifinal.
Em uma manhã com tempo inconstante, Fabiana Murer tomou a decisão de começar a participar da eliminatória já com o sarrafo em 4m50, mesma altura da bicampeã olímpica Elena Isinbaeva. Depois de falhar na primeira tentativa, a brasileira foi bem-sucedida na segunda chance. No entanto, 13 outras atletas mantinham a mesma marca – a final tem apenas 12 vagas. Com o sarrafo elevado em cinco centímetros, a nova rodada foi ultrapassada justamente por 12 competidoras – Murer ficou fora.
Depois de esbarrar no sarrafo a 4m55 nas duas primeiras tentativas, Murer correu para o último salto. Sentiu um vento forte contrário, perdeu a confiança e decidiu parar. Tinha então alguns segundos para saltar – cada atleta tem direito a um minuto por tentativa. Esperou o vento diminuir sem sucesso. Contra o tempo, começou a correr mais uma vez, mas a instabilidade a fez desistir. “Não teria como passar pela altura. O vento estava muito forte e a minha vara não era a mais adequada para enfrentá-lo. Corria o risco de me machucar”, explicou.
Depois do drama nos Jogos Olímpicos de Pequim, em que uma vara de salto sumiu, Murer enfrentou a frustração com tranquilidade. “É claro que estou chateada, mas isso faz parte do esporte. Às vezes, a classificatória é mais difícil do que a própria final, pela pressão”, afirmou. A atleta revelou ainda que não está completamente adaptada a uma nova técnica que adotou para tentar saltar mais alto. “Estou com um novo estilo para buscar saltos mais altos, mas ele não está tão firme e constante. Às vezes, atinjo uma altura muito boa, outras vezes não consigo passar. Não tenho tanto ritmo de salto e nem controle do que estou fazendo como antes”.
A frustração de Murer contrastava com a serenidade de Nílson André. Mesmo fora das semifinais dos 100m rasos, o velocista ficou feliz com o tempo – o melhor obtido neste ano – e disse que ficou ainda mais confiante para a disputa do revezamento 4x100m, marcada para o próximo sábado, 11.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com