Esportes

Segurança nas Olimpíadas terá menos soldados que o previsto

Cerimônia de início da operação integrada de segurança para os Jogos Rio 2016, no Parque Olímpico da Barra (Créditos: Fernando Frazão / Agência Brasil)

BRASÍLIA – A um mês do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a estimativa é que a segurança do evento conte com 5 mil homens da Força Nacional de Segurança Pública e cerca de 21 mil das Forças Armadas. A previsão foi divulgada nesta terça (5), após reunião sobre a Olimpíada, no Palácio do Planalto.

A previsão de contingente de militares da Força Nacional de Segurança é inferior ao total de 9,6 mil homens que foi divulgado anteriormente no planejamento da segurança. De acordo com o titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, foi feita uma adequação na escala de trabalho dos militares para que a segurança não fique comprometida.

“Tem uma medida provisória que o ministro [da Justiça, Alexandre de Moraes] está fazendo para alocação de pessoas na reserva para ver se conseguimos chegar a um número maior, mas, neste momento, o número que adequamos para este início da Olimpíada é de 5 mil homens”, disse o secretário nacional de Segurança Pública Perioli.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que era previsto um número maior de homens, porém, com escala de folgas isso foi adequado. “Era previsto um número maior com escala e folga maior – se tivéssemos 9 mil homens, com folga de 3 dias por 1 de trabalho, era o mesmo que ter 6 mil homens”, disse.

De acordo com Padilha, as Forças Armadas poderão cobrir qualquer deficiência no número de homens previstos para a Força Nacional.

FORÇAS ARMADAS

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Ademir Sobrinho, lembrou que, inicialmente, estava prevista a atuação de 18 mil homens da Forças Armadas, mas, após solicitação do governo do Rio de Janeiro, esse número foi ampliado para cerca de 21 mil militares.

Eliseu Padilha acrescentou que as reuniões de planejamento e monitoramento da Olimpíada terão, a partir de agora, periodicidade semanal. No início, os encontros de trabalho eram mensais e depois passaram a quinzenais. Nesta terça, a Força Nacional de Segurança assumiu o controle da vigilância e policiamento das áreas de competição dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Ministro da Justiça não crê em terrorismo
BRASÍLIA –
O ministro da Justiça interino, Alexandre de Moraes, afirmou nesta terça (5) que não há probabilidade de ocorrer um ataque terrorista no Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.
Moraes participou da entrevista coletiva que reuniu organizadores dos Jogos, a um mês da abertura da competição, marcada para o dia 5 de agosto.

“Não temos probabilidade de algum evento terrorista. A possibilidade existe no mundo todo, mas não há a probabilidade. Mas trabalhamos como se houvesse”, disse o ministro, que pediu tranquilidade à população e aos turistas: “Podem ficar absolutamente tranquilos”.

O Ministério da Justiça assumiu hoje a segurança patrimonial das arenas olímpicas, com a Força Nacional de Segurança Pública. Segundo Moraes, todo o efetivo da Força Nacional, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal estará em seus postos até 24 de julho.

De acordo com o ministro, a atuação da Força Nacional nos locais de competição permitirá que a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro se dedique exclusivamente à segurança pública durante os jogos.
Moraes disse que os policiais militares devem ter a primeira parcela do RAS (Regime Adicional de Serviço) quitada nesta semana e, a partir disso, o pagamento de horas extras será normalizado. “Já foram liberados e já foram transferidos”, disse Moraes sobre os R$ 2,9 milhões em crédito suplementar que o governo federal liberou para o governo do estado do Rio, que enfrenta uma crise financeira que se agrava desde o ano passado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com