Cidades

Secretário diz que desvendar Caso Rodrigo Neto é “questão de honra”

O secretário Rômulo Ferraz disse que situação no Vale do Aço com relação à segurança é “preocupante”

IPATINGA – Em visita ao Vale do Aço nesta sexta-feira (5), o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, afirmou que a apuração das circunstâncias da morte do jornalista Rodrigo Neto, independentemente de quem tenha cometido o crime, é uma “questão de honra” para o Governo do Estado. Ele esteve na região acompanhado da alta cúpula da segurança pública de Minas Gerais: o coronel da Polícia Militar, Márcio Martins Sant´Anna, e o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta.

A agenda da equipe incluiu reuniões fechadas com lideranças policiais e representantes da Justiça, Ministério Público e Poder Executivo da 12ª Região Integrada de Segurança Pública (12ª Risp), que engloba várias cidades do Vale do Aço. Houve também um encontro dos representantes do governo de Antonio Anastasia (PSDB) com os membros do Comitê Rodrigo Neto, onde foi debatido o andamento das investigações sobre a execução do jornalista, ocorrida há um mês, cujos trabalhos de apuração permanecem sob sigilo.

QUESTÃO DE HONRA
Rômulo Ferraz taxou como positivo o encontro. “Estamos bastante sensíveis às preocupações deste comitê, formado por jornalistas e que ficam inseguros com acontecimentos como este, que envolveu o repórter Rodrigo Neto”. O secretário emendou sua fala afirmando que acredita que o assassinato tenha sido cometido em retaliação à profissão de Rodrigo: “Tudo leva a crer que em razão da sua atuação como repórter é que houve esse homicídio”, avaliou.

O secretário também disse que existe, por parte da Secretaria, um grande interesse para que o caso seja elucidado. Ele defendeu que o crime será apurado mesmo que se comprove o envolvimento de policiais militares ou civis, advogados, ou qualquer membro de qualquer instituição. “Seja quem for, é questão de honra que vamos apurar isso”, prometeu.

AMPLIAÇÃO
O caso do assassinato de Rodrigo Neto também fez com que a polícia mineira estendesse as investigações e criasse uma força tarefa para apuração de casos que permanecem sem solução. Conforme explicou Rômulo Ferraz, casos possivelmente correlatos à execução de Rodrigo Neto foram entregues à Polícia Civil pela Promotoria de Justiça, tendo Cylton Brandão determinado a reabertura destes inquéritos.

O delegado explicou que a lei processual prevê que casos passados que não tiveram a devida investigação e conclusão podem ser reavaliados em outra época. Perguntado sobre erros da própria Polícia Civil nas investigações de crimes e que levaram a não conclusão dos inquéritos, Cylton foi categórico: “Eu não acredito que haja falha”.
Rômulo Ferraz também reforçou que erros antigos não deverão interferir nas novas investigações. “Se há um problema passado, ou um ranço histórico, isto não afeta o sistema atualmente existente e tudo que estiver pendente de apuração, nós fazemos questão de levar até o final”.

PRIORIDADES

Durante a tarde desta sexta, a cúpula participou de uma audiência para discussão dos problemas envolvendo a violência que tem sido vivenciada na região. De posse de diversas informações, o secretário afirmou que a situação do Vale do Aço quanto ao índice de violência é preocupante.

Rômulo contou que desde o ano passado existem alguns assuntos prioritários do Governo do Estado envolvendo o Vale do Aço. Entre os temas pertinentes está o acautelamento de jovens infratores. Ferraz anunciou que, em três meses, começará a funcionar, no município de Açucena, um Centro de Internação com capacidade para 25 a 30 jovens.

O local será utilizado de maneira provisória até que a unidade em Ipatinga seja concluída. A seleção dos 45 agentes que irão trabalhar no local já foi iniciada e, assim que o Centro em Ipatinga for efetivado, os profissionais serão remanejados. A unidade em Ipatinga deve ficar pronta até o final deste ano e terá investimentos em cerca de R$ 1,3 milhão por parte do Estado.

OLHO VIVO
Outra preocupação do Governo é com o monitoramento das cidades feito por meio de câmeras de segurança. Em Ipatinga, o contrato foi suspenso e cancelado pelo governo Robson Gomes (PPS). Sobre o assunto, o secretário Rômulo Ferraz se prontificou a participar pessoalmente das negociações que envolvem a Prefeitura e a fundação Guimarães Rosa, responsável pela administração do serviço no município. “Essa é uma questão complexa, mas é importante destacar que há interesse de todos os lados em buscar uma solução. Temos que lembrar que onde este equipamento está instalado há uma redução entre 30 e 40% nos crimes contra o patrimônio”, afirmou o secretário.

COLABORAÇÃO
A prefeita Cecília Ferramenta (PT) enfatizou a disposição do município em reestruturar o Olho Vivo, mas seguindo premissas que atendam aos interesses públicos. A formalização de parcerias com o Estado para garantir avanços na segurança pública e em diversas áreas, como saúde, educação e assistência social, também foi destacada pela chefe do Executivo. “Dentro das possibilidades do município, com responsabilidade e de acordo com os interesses da população, vamos fazer tudo o que estiver ao alcance para promover a paz social”, frisou a prefeita.

LEI SECA
Ferraz também anunciou que até o mês de setembro próximo a fiscalização da Lei Seca será intensificada na região, com realização de operações específicas. Atualmente este tipo de abordagem vem sendo realizada somente na capital Belo Horizonte e o Governo iniciou um processo de licitação de equipamentos para ampliação ao interior, cujos valores foram estimados em cerca de R$ 4 milhões.

EFETIVO E PRISÃO
O secretário anunciou, ainda, o aumento do efetivo policial na região, que deverá receber mais 60 militares. Adiantou também as obras de duplicação da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, que terá vagas ampliadas de 384 para 736, e a construção de uma penitenciária em Manhuaçu, com capacidade para 286 detentos.

BATALHÃO EM FABRICIANO
Na oportunidade também foi discutida a implantação do Batalhão de Polícia Militar em Coronel Fabriciano. Segundo o governo do Estado, essa é uma demanda antiga, mas que está perto de ser finalizada. O governador Antonio Anastasia fará uma visita a Ipatinga no final do mês de abril e espera-se que ele dê uma resposta a respeito do assunto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com