Cidades

Secretário de Saúde de Timóteo pede exoneração

TIMÓTEO – O dentista e gestor da área de saúde Ricardo Martins pediu a exoneração do cargo de secretário municipal de Saúde e Qualidade de Vida na quarta-feira. O pedido foi entregue diretamente ao prefeito Keisson Drumond pela manhã, em caráter “irrevogável”.

“Agradeço ao prefeito pela confiança depositada em minha pessoa, mas tenho novas pretensões profissionais, que me impedem de acumular uma função tão complexa como a da gestão da área de saúde. Tenho o sentimento de missão cumprida, com o apoio de minha equipe e dos servidores da área, trabalhamos para superar grandes desafios e tivemos conquistas inegáveis”, diz trecho do pedido de exoneração.

SURPRESO
Durante o encontro, Ricardo Martins apresentou um balanço das ações desenvolvidas ao longo de dois anos e quatro meses de gestão à frente da Secretaria Municipal de Saúde. Keisson Drumond se disse surpreso com o pedido de exoneração e lamentou a saída do gestor que vinha desempenhando excelente trabalho, apesar das dificuldades financeiras herdadas do governo anterior.

“Mais do que a capacidade profissional, admiro e respeito a responsabilidade e a dedicação ao ser humano demonstrada por Ricardo Martins”, comentou, acrescentando que o ex-secretário não mediu esforços para atender aos anseios da comunidade na área de saúde.

LEGADO
O prefeito fez questão de frisar que um dos pontos mais importantes da gestão de Ricardo Martins foi a redução da mortalidade infantil no município com a implantação do Programa Cuidar, Mães de Timóteo. “Timóteo possui atualmente a menor taxa de mortalidade infantil registrada nos últimos dez anos, alcançando 27,4% de redução em relação ao ano de 2013.

Em 2014, houve onze óbitos por 1.000 nascidos vivos. Isso é resultado do trabalho da equipe de saúde comandada pelo ex-secretário, que adotou medidas que asseguraram a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade da assistência ao pré-natal, parto e puerpério. Ricardo Martins deixa um legado de realizações e, principalmente, de compromisso com a qualidade de vida de nossa comunidade”, comentou o prefeito.

INVERDADES
Ricardo Martins repudiou também inverdades publicadas por determinado veículo da imprensa regional contra sua gestão.

De acordo com o ex-secretário, não há registro de óbitos por dengue e por febre maculosa. No tocante à falta de algumas vacinas, é de conhecimento público que o problema de desabastecimento existe em todo Estado e país, sendo que a responsabilidade é do Ministério da Saúde.

Sobre a saída dos agentes de endemias, Ricardo Martins explicou que a prefeitura está providenciando em caráter de urgência um novo processo seletivo para atender às demandas.

CORAGEM
O ex-secretário lembrou que o município de Timóteo teve a coragem de defender os interesses da municipalidade em relação à questão do convênio com o Hospital Vital Brazil, mantido pela Fundação São Camilo. “O hospital atendia oito municípios, mas só Timóteo contribuía.

Agora, a partir da discussão ampliada do problema, o Estado aumentou o repasse de verba destinada ao hospital Vital Brazil para R$ 1,2 milhão e para R$ 1,6 milhão ao Hospital São Camilo em Coronel Fabriciano – ambas instituições mantidas pela Fundação São Camilo -, e definirá a responsabilidade de cada uma das cidades atendidas regionalmente”, citou, salientando que o governo de Keisson Drumond garantiu na justiça a manutenção do atendimento ao SUS pela instituição hospitalar, que havia ameaçado paralisar o atendimento.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com