segunda-feira, setembro 15, 2025
spot_img
InícioCulturaSecretário de Estado de Cultura deixa o governo

Secretário de Estado de Cultura deixa o governo

Em nota lacônica, indelicada e sem citar o nome completo do ex-colaborador, governo Zema anuncia a saída

(DA REDAÇÃO) – O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, pediu exoneração do cargo. O comunicado foi divulgado domingo pelo governo. Leônidas de Oliveira estava à frente da pasta desde 2020. Ele é arquiteto, filósofo, gestor público, professor e pesquisador. Leônidas é articulista colaborador do “Diário Popular”.

 A secretária adjunta Josiane de Souza assume interinamente.

Leônidas enfrentou desgaste interno depois de endossar críticas da oposição ao oferecimento de bens culturais à União como garantia para negociação da dívida de Minas Gerais.

Durante audiência pública na Assembleia Legislativa em 5 de junho, o então secretário pediu apoio da Comissão de Cultura para impedir a cessão de imóveis como o Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O posicionamento repercutiu dentro do governo e gerou críticas públicas do vice-governador “interino permanente”, Mateus Simões (Novo), que questionou de forma grosseira a postura de Leônidas no Legislativo.

O governo Zema emitiu uma nota lacônica, protocolar e indelicada sobre o pedido de exoneração e sequer cita o nome completo do ex-colaborador.

A íntegra é a seguinte:

O Governo de Minas Gerais comunica que a nova secretária de Estado de Cultura e Turismo (Secult) será Bárbara Botega, que atualmente ocupa o cargo de secretária-adjunta de Comunicação Social (Secom).

Bárbara ingressou no Poder Executivo estadual em 2021. Foi superintendente de atração de investimentos e estímulo à exportação na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), quando atuou já com a promoção do estado entre parceiros nacionais e internacionais.

Também cuidou da assessoria estratégica para atração de investimento em turismo, sendo responsável por captar mais de R$ 2 bilhões, mantendo uma relação bem-sucedida e contínua com o trade de turismo.

Já na Secom, continuou em uma parceria frutífera junto à Secult e com os setores vinculados, promovendo o estado de Minas Gerais, inclusive, por meio de ações de comunicação que deram visibilidade e retorno ao estado.

Entre seus feitos, está a articulação para a cooperação com as demais esferas para a retomada do Carnaval em Minas Gerais, após os anos de pandemia.

Bárbara explica que vai “dar continuidade a um trabalho que já transformou profundamente a forma como a cultura e o turismo são compreendidos e valorizados em nosso estado”. “O secretário Leônidas deixa um legado que é, ao mesmo tempo, inspiração e desafio. Vamos manter o compromisso do Governo de Minas com o posicionamento do estado como referência nacional e internacional em cultura e turismo”, declara.

Informações sobre a nomeação e posse da nova secretária serão divulgadas posteriormente.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments