Cidades

Saulo propõe criação de subcomitê da Bacia do Piracicaba em Ipatinga

IPATINGA – O vereador Saulo Manoel propôs a organização da sociedade civil e de órgãos públicos e ambientais das cidades da Região Metropolitana do Vale do Aço na criação de um subcomitê em Ipatinga e ligado ao CBH Piracicaba, cuja sede fica na cidade de João Monlevade.

A proposta foi sugerida durante audiência pública para discutir o uso sustentável da água, proposta pela Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente da Câmara, cujos integrantes são: Saulo Manoel (PT), Nilsin da Transnil (PRTB) e Léo Escolar (PC do B), presidente, vice e relator, respectivamente.

O evento contou com a presença do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba Iusifith Chafith Felipe. Ele apresentou o mapa da bacia que possui área total de 6 mil km² e abrange 21 municípios, com uma população de mais de 800 mil habitantes, destacando-se a Região Metropolitana do Vale do Aço, João Monlevade e Itabira.

As ações do comitê vão desde a recuperação de encostas e preservação de nascentes ao treinamento de brigadistas no combate a incêndios florestais, além de implantação de projetos de geração de renda e economia solidária junto às comunidades margeadas pelo Piracicaba.

Semana pela Preservação da Água
Entre os dia 18 e 21, a Semana pela Preservação da Água, proposta pelo vereador Saulo Manoel(PT), alterou a rotina da cidade e mobilizou centenas de estudantes, professores, segmentos populares, associações comunitárias, movimento de moradia, movimento de mulheres, setorial da juventude, conselhos e lideranças, e contou com o apoio das Polícias Militar, Florestal e do Meio Ambiente, COPASA, Câmara e Prefeitura Municipal.

Segundo o parlamentar, que é autor da lei 1702/99, que institui o Dia Municipal da Água, as expectativas foram superadas, uma vez que a adesão da população às atividades propostas durante a semana foi bastante positiva. “Realizamos a Semana pela Preservação da Água com o objetivo de orientar a população sobre a importância de economizar, cuidar e preservar esse bem essencial à vida. E a população abraçou essa ideia, principalmente as crianças, o que muito nos alegra, pois indica que no futuro teremos adultos ainda mais compromissados com nosso sistema hídrico”, disse Saulo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com