Operações diretas e inéditas têm início no dia 10 de janeiro de 2023, com três frequências semanais, e fazem parte do pacote de novas rotas para o verão
SÃO PAULO – Avianca, Meliá e Procolombia realizaram um evento no Hotel Meliá Innside Guatemi, em São Paulo, para celebrar a inauguração dos voos diretos e inéditos entre São Paulo/Guarulhos e Cartagena, na Colômbia, que terão início no dia 10 de janeiro de 2023.
No caso dos voos diretos entre São Paulo e Cartagena, a rota será operada às quartas, sextas e domingos, com partidas do Brasil. Já no sentido oposto, os voos irão partir às terças, quintas e sábados. A nova rota faz parte de um pacote de oito novos voos que a companhia aérea colocará em operação para a temporada de final de ano. A Avianca terá, nesse período, 130 rotas disponíveis, com mais de 4 mil voos por semana, totalizando mais de 700 mil assentos semanais.
Os voos partem todas as terças, quintas e sábados de Cartagena às 19h55, com chegada prevista em São Paulo às 04h35 do dia seguinte (hora local). Já os voos de São Paulo para Cartagena começam no dia 11 de janeiro de 2023 e acontecem todas às quartas, sextas e domingos. A decolagem acontece sempre às 05h55 de Guarulhos, chegando em Cartagena às 10h30 (hora local).
DESTINO CULTURAL
Cartagena é um destino cultural onde parte de sua magia está nos 12 quilômetros das muralhas da cidade. Destaca-se experiências únicas, como a Regata Corporativa em veleiros; Rally no Centro Histórico; Festival de bairro em Getsêmani; Aula de Champeta; Aula de cozinha tradicional de Cartagena; Oficina de artesanato colombiano; tour gastronômico no Centro Histórico; Bar Hoping; Clínica de Golfe em Karibana; sessões de bem estar na praia; tour de grafite; passeio pela baía com entretenimento musical; tour no Palenque; tour no San Jacinto, entre tantos outros passeios e atrativos.
E além de suas águas mornas, belezas naturais, noites badaladas e toda a cultura e história que a fazem ser considerada uma herança cultural pela Unesco, Cartagena também tem uma grande e preparada infraestrutura de eventos, com 613 locais, 27 centros de convenções (sendo 12 novos ou reformados), 455 hotéis com espaços para eventos, 177 locais não tradicionais, 50 experiências de viagens de incentivo e 37 campos de golfe para momentos de descontração. De 2010 a 2018, por exemplo, foram investidos mais de US$ 200 milhões em centros de convenções, proporcionando uma verdadeira renovação da infraestrutura do destino. Entre os maiores, mais icônicos e mais bem preparados, destaca-se o Centro de Convenções de Cartagena das Índias e o Centro de Convenções Las Américas.
BARRANQUILLA
A duas horas de carro de Cartagena, está a cidade de Barranquilla, conhecida por sediar o segundo maior carnaval do mundo, onde quase um milhão de pessoas, incluindo visitantes e moradores locais, participam todos os anos de quatro dias de folia. A cidade também proporciona ao visitante recriar a vida do Prêmio Nobel Gabriel Garcia Márquez, uma viagem que começa no Museu do Caribe, um complexo de 20 mil metros quadrados que promove o patrimônio natural, cultural e histórico do Caribe colombiano.
SANTA MARTA
Numa localização estratégica, Santa Marta está a duas horas de carro de Riohacha (Guajira), a duas horas de Barranquilla e a quatro horas de carro de Cartagena. Há voos diretos de Bogotá, Medellín, Pereira e Bucaramanga. Somente da capital colombiana, são 61 frequências semanais. É por lá que está a Quinta de San Pedro Alejandrino, lugar onde o libertador Simón Bolivar viveu seus últimos dias, quando faleceu no dia 17 de dezembro de 1830. Localizado no sopé da Serra Nevada, a 5.650 metros acima do nível do mar, é a combinação perfeita entre mar e montanha, distante a uma hora do Parque Nacional Tayrona. Na região, ainda habitam quatro povos indígenas (arhuacos, wiwas, kogis e kankuamos, onde é possível fazer caminhada, conhecer uma casinha Kogui, o museu de culturas indígenas e o rio Don Diego. No geral, Santa Marta conta com mais de 3 mil quartos de hotel e 11 mil leitos. Entre os atrativos principais, destacam-se a Quinta de San Pedro, a Marina Internacional, o Parque Tayrona, o centro ecoturístico de Tayronaka, a Mamancana, com opções de parapente, alpinismo, parede de escalada, passeios arqueológicos e observação de espécies de animais, a Casa Tayrona Los Naranjos e a Burukuka. A cidade também está preparada para receber diversos tipos de evento, dos mais intimistas até os de maiores proporções, com três centros de convenções principais: Estelar, Centro de Convenções de Zuana e Centro de Convenções de Irotama.
CONECTIVIDADE
Além dos voos entre São Paulo e Cartagena, a Avianca opera outras 112 rotas, em 24 países, somando mais de 1.700 frequências semanais. Hoje, a companhia colombiana conta com 64 rotas domésticas, 23 rotas para América do Central e América do Norte, 20 rotas para América do Sul e 5 rotas para Europa, com uma taxa de pontualidade que chega a 87,5%.
GUARULHOS-BOGOTÁ
No caso do Brasil, três voos diários ligam Guarulhos a Bogotá. As frequências partem de Guarulhos sempre às 01h35, 07h10 e 17h15, chegando às 05h40, 11h15 e 21h20, respectivamente (hora local). Já os voos de Bogotá para São Paulo partem às 07h14, 16h e 21h40, chegando às 15h30, 00h20 e 06h, respectivamente. Há também voos diários entre Rio de Janeiro e Bogotá. Os voos partem diariamente às 07h25 do Galeão, chegando na capital colombiana às 11h44 (hora local). Já os voos de volta deixam Bogotá às 21h45 e chegam no Rio às 06h15 do dia seguinte (hora local).