Cidades

São Camilo Timóteo realiza cirurgia inédita

Após 4 horas de cirurgia, foi implantado um dispositivo em um dos ouvidos da paciente

TIMÓTEO – Uma cirurgia inédita no Vale do Aço pode devolver a audição a uma mulher de 28 anos, que há 10 anos convive com a surdez absoluta e agora vive a expectativa de voltar a escutar. Na última terça-feira (14), a equipe comandada pelo médico otorrinolaringologista Rodrigo Magalhães realizou no Hospital São Camilo Timóteo a cirurgia de implante coclear, técnica que consiste na implantação de um aparelho que pode restabelecer a audição. Fizeram parte da equipe a otorrinolaringologista Priscilla Soares, duas fonoaudiólogas e um médico anestesista.

“Trata-se de um dispositivo que possui um conjunto de eletrodos para serem implantados junto ao nervo da audição, que têm a função de estimular esse nervo, devolvendo a capacidade de ouvir”, explica o médico. Após 4 horas de cirurgia, foi implantado um dispositivo em um dos ouvidos da paciente. Agora é necessário aguardar um período de 30 dias, para que ocorra a cicatrização e que o aparelho seja ativado.

“A paciente tinha uma certa deficiência auditiva desde a infância, que foi se agravando ao longo do tempo, chegando a um nível de deficiência severo, no qual já não havia mais benefício com o uso de aparelhos auditivos convencionais. A cirurgia foi um sucesso e acreditamos que a possibilidade dela ouvir novamente é grande”, salienta.

CIRURGIA

Apesar de inédita no Vale do Aço, esse tipo de cirurgia é comum no Brasil e em todo o mundo. Inclusive, segundo o médico Rodrigo Magalhães, alguns pacientes na região já contam com o dispositivo, porém implantados em outras cidades – como São Paulo – por ainda não existir por aqui. “É uma tecnologia consolidada em todo o mundo que agora as pessoas com dificuldade de audição ou surdez têm à disposição aqui no Hospital São Camilo Timóteo”, pontua.
O Implante Coclear transforma o som em estímulos elétricos e os leva diretamente ao nervo da audição, diferente de um aparelho auditivo convencional, que tem como função apenas amplificar o som.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com