quarta-feira, maio 28, 2025
spot_img
InícioCulturaSantinhas do Pau Oco faz leitura teatralizada de "O Auto da Compadecida"

Santinhas do Pau Oco faz leitura teatralizada de “O Auto da Compadecida”

IPATINGA – A companhia de teatro Santinhas do Pau Oco estreia nos dias 31 de maio e 1º de junho (sábado e domingo), às 20:00h, no Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, o projeto “Leituras Teatralizadas”, com o espetáculo “O Auto da Compadecida – Do Cinema para o Teatro”, inspirado na obra de Ariano Suassuna.

O projeto Leitura Teatralizada é coordenado pelo diretor Othon Valgas e propõe leituras de obras consagradas de grandes autores mundiais, porém, com direito a luz, figurino e muita música, já que o público poderá conhecer um pouco do processo de criação de um espetáculo a partir dos ensaios com leituras e muito improviso.

ENREDO

“Neste espetáculo adaptado do clássico de Ariano Suassuna, o público é convidado a assistir a uma leitura encenada das aventuras e confusões de João Grilo e Chicó, dois espertos amigos que recebem uma missão de seus patrões para que convençam o Padre a rezar uma missa para a cachorra que está doente. A confusão aumenta quando os cangaceiros atacam a cidade, causando um alvoroço danado. Diante da bagunça geral, somente ‘A Compadecida’ poderá intervir por eles, adianta Valgas.

João Grilo é o amarelo esperto, o “quengo”, que vence os poderosos por meio da astúcia. Chicó, seu amigo inseparável, é um mentiroso incorrigível. Se Jesus afirma na cena do julga- mento, que está de olho nele por causa das histórias que vive contando, é difícil imaginar a condenação de Chicó, já que ele não é um desses que mentem para prejudicar os outros, mas por amor à arte. As armações de João Grilo e os casos de Chicó, percorrendo quase toda a peça, são a garantia do autor para que o riso corra solto, do início ao fim da encenação.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Marcelo Vieira, Marcos Pinto, Fábio Araújo, Gustavo Horta, Bruno de Moura, Diego Martins, Othon Valgas, Éderson Caldas.

Participações especiais de Claudinei de Souza (Grupo boca de Cena), João Carlos Cardoso (Casa Laboratório), Krica de Oliveira (como A compadecida), Felipe Fernandes (como Sacristão), Pedro Barroso (Emac) e Banda Sentox.

Direção e coordenação: Othon Valgas

Produção: Associação Cia. Corpo de Prova

SERVIÇO

Espetáculo: Leitura teatralizada de “O Auto da Compadecida”

Local: Teatro Zélia Olguin, bairro Cariru, Ipatinga

Dias: 31 de maio e 1º de junho (sábado e domingo)

Horário: 20:00h

Ingressos populares solidário a R$ 20 ,00 condicionado a 1 kg de alimento.

Classificação livre.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments