PARAÍSO – A Prefeitura Municipal de Santana do Paraíso, por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), autorizou um total de 340 consultas oftalmológicas entre os dias 1º e 3 de dezembro. Os atendimentos foram destinados aos pacientes que possuíam solicitações registradas no sistema até 1º de dezembro e, com isso, a fila de espera para a especialidade oftalmológica foi zerada.
“Para nós, não é apenas mais uma fila zerada, são centenas de paraisenses com mais saúde, dignidade e qualidade de vida. Esse mutirão proporcionou para a população um atendimento completo, com os equipamentos mais modernos da oftalmologia”, destacou o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato.
Os pacientes passaram pelo cadastro e pela avaliação de acuidade visual, sem e com correção. Quando necessário, foram realizados exames complementares, como auto-refrator e ceratometria, aferição da pressão intraocular e aplicação de colírio para dilatação pupilar. Em seguida, os usuários realizaram retinografia, exame fundamental para avaliação do fundo de olho. Após as etapas iniciais, cada paciente passou por consulta médica especializada, com exame em lâmpada de fenda e avaliação minuciosa dos segmentos anterior e posterior dos olhos. Ao final do atendimento, foram adotados dois encaminhamentos: pacientes sem alterações oculares seguiram para refração subjetiva, recebendo prescrição de óculos quando necessário; já os pacientes com diagnóstico de patologias, foram direcionados para continuidade do cuidado especializado, conforme a necessidade de cada caso.




