Esportes

Santana do Paraíso implanta projeto Xadrez nas Escolas

PARAÍSO – A Prefeitura de Santana do Paraíso inicia em abril nas escolas públicas do município o projeto “Xadrez Esporte Educacional”. A modalidade passa a fazer parte do calendário escolar, dentro da disciplina de Educação Física. Os alunos terão aulas da modalidade uma vez por semana, durante o ano letivo. No mês de março cerca de 25 pessoas, dentre eles professores de Educação Física, diretores e pedagogos participaram de um curso de capacitação realizado pela Fundação Brasileira de Xadrez.

SABERES
O xadrez proporciona uma gama de benefícios, pois é bastante abrangente. Quando apresentada a história do xadrez, sua origem, estuda-se a geografia. As possibilidades das inúmeras jogadas relacionam-se à matemática. Os benefícios morais que o xadrez proporciona são de grande relevância para os alunos, tais como: o respeito mútuo, a autonomia, a tolerância, o espírito de competição, o sentimento de vitória e de derrota, conhecer e reconhecer o ponto de vista do outro. As inúmeras jogadas e possibilidades fazem com que os alunos exercitem o imaginário, o trabalho, a inteligência, confirmando a frase de Goethe: “O xadrez é a ginástica da inteligência”. Por meio do jogo de xadrez os alunos passam de uma reflexão primeira (imediata) a uma reflexão mais elaborada (repensada), pois o jogo força o raciocínio por meio das supostas jogadas analisadas pelos alunos.

O objetivo do projeto é a utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos no projeto.
O prefeito de Santana do Paraíso, Zizinho Duarte (PT), comentou sobre a possibilidade de o projeto ajudar a cidade a melhorar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Eu sempre aposto que tudo que a gente pode fazer para melhorar o Ideb é possível. Eu acredito que este projeto flui para que o índice melhore e Paraíso avance ainda mais na área educacional”, frisou.

PROJETO
O Projeto Xadrez Esporte Educacional, que tem patrocínio do Programa Petrobras Esporte & Cidadania, iniciou suas atividades em dezembro do ano passado. Atua na capacitação de professores da rede pública de 17 cidades de Minas Gerais. Além do ensino do xadrez, o projeto prevê a criação do Clube Brasileiro de Xadrez Escolar, a edição e publicação de livros didáticos para orientar o ensino do xadrez nas escolas brasileiras e a realização da I Conferência de Xadrez Escolar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com