sábado, abril 12, 2025
Google search engine
InícioCidadesSancionada lei que altera nome da GCM Ipatinga para Polícia Municipal

Sancionada lei que altera nome da GCM Ipatinga para Polícia Municipal

Mudança visa à valorização dos agentes; Ipatinga está entre as pioneiras em Minas

IPATINGA – O prefeito Gustavo Nunes sancionou, nesta quarta-feira (9), a Lei 5.075, cujo projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara, transformando a Guarda Civil em Polícia Municipal de Ipatinga. O cargo de guarda civil passa a ser policial municipal. A mudança, oficializada no Galpão do Parque Ipanema, busca dar segurança jurídica às operações e valorizar os 120 agentes, com mais treinamentos e melhores condições de trabalho, segundo Nunes.

“A mudança vai muito além do nome. O importante é que a Polícia Municipal continuará atuando na segurança da população. A expectativa é que a nova denominação fortaleça a identidade dos agentes e contribua para a valorização da segurança pública em Ipatinga. Estamos valorizando nossos profissionais, assegurando que tenham cada vez mais preparo e respaldo para atuar de forma eficiente”, declarou Gustavo Nunes.

CURSO DE TIRO

Para o prefeito de Ipatinga, idealizador da criação da então GCM há um ano, o momento é especial. “Não vamos parar por aqui. Temos muitos planos para a Polícia Municipal, que se tornará mais preparada, estruturada e com um atendimento mais eficiente. Na próxima semana, vamos iniciar o curso preparatório de tiro, supervisionado pela Polícia Federal, já que o armamento da Polícia Municipal de Ipatinga já foi adquirido e vai potencializar o trabalho dos policiais. Vamos lutar também pela garantia do porte de arma e a cautela fixa deste equipamento de defesa. É nosso desejo também implantar um programa de monitoramento por vídeo na cidade, com reconhecimento facial, nos moldes do que é utilizado hoje em São Paulo. Implantaremos uma base fixa que contará com a participação de todas as forças de segurança”, revelou o chefe do Executivo.

CONQUISTA

Integrada ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), a corporação ipatinguense ganha reforço em sua identidade e atuação. O secretário adjunto de Segurança e Convivência Cidadã de Ipatinga (Sescon), Júlio César Teodoro, representando o titular da pasta, coronel Warley Geraldo Silva, em viagem, celebrou a conquista iniciada em 2021, quando Gustavo Nunes iniciou seu primeiro mandato. “Temos que agradecer o empenho do prefeito Gustavo. A GCM que ele criou, hoje a nossa Polícia Municipal, segue como parceira das forças de segurança, combatendo o crime, visando à proteção contínua da comunidade, além de ações preventivas e patrulhamento social. Estamos dando mais um passo importante na consolidação deste programa e hoje temos o respeito da população”, afirmou.

De acordo com o comandante da Polícia Municipal, capitão veterano Paulo Moreira, a administração tem dado total apoio ao trabalho dos policiais. “O prefeito Gustavo deu vida a esta instituição. Quem faz policiamento, polícia é. Força e honra”, resumiu. “É necessário reconhecer o bom serviço prestado atualmente pela GCM em Ipatinga. Queremos uma cidade mais segura, sempre”, reforçou o vereador Major Ednilson, autor do projeto de lei e representante da Câmara de Ipatinga durante a solenidade.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments