Cultura

Salão do Livro será aberto dia 19

Paralelamente ao Salão, será disponibilizada ao público ampla grade de atividades culturais gratuitas, com apresentações teatrais, contadores de histórias e oficinas   (Crédito: Nilmar Lage)

 

IPATINGA – De 19 a 24 de junho, todo o Vale do Aço viverá uma semana de intensa programação cultural com a realização do 6º Salão do Livro. Além de reunir editoras e distribuidoras locais, regionais e nacionais, a tradicional feira de livros também será palco para lançamento de novos talentos, cedendo espaço a escritores independentes.
Paralelamente ao Salão – que este ano aborda o tema literatura e ecologia – será disponibilizada ao público ampla grade de atividades culturais gratuitas, com apresentações teatrais, contadores de histórias, oficinas de aproveitamento de resíduos urbanos e outras voltadas para crianças e educadores.
Este ano será realizada novamente a Brinquedoteca, em parceria com o Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte. As novidades ficarão por conta do Cineminha Literário, com filmes que fazem parte do acervo do Festival Internacional de Curtas Metragens, e do projeto Sempre um Papo, que levará ao evento importantes escritores da atualidade, como Fernanda Takai, Márcia Tiburi, Juan Pablo Villalobos, Carlos Herculano e Luis Giffoni. Será exibido ainda o documentário “Lixo Extraordinário”, seguido de bate-papo com o diretor João Jardim.
O projeto é patrocinado pela Usiminas desde sua primeira edição. De acordo com a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Mariana Martins, a empresa aposta no evento porque acredita que ele é uma importante ferramenta de democratização da literatura e da cultura. “Além disso, o Salão do Livro cumpre o perfil de investimento da empresa, que tem como foco a inclusão, formação e o desenvolvimento do cidadão”, explica.

SALÃO VERDE

Inserida nas atividades de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no mês de junho, a feira traz também o “Salão Verde”, com uma programação que inclui palestras, oficinas, exposições temáticas e ações ecológicas-educativas em escolas da região.
De acordo com a realizadora do projeto, Cibele Teixeira, em uma era de novas tecnologias e novas preocupações, a palavra da vez é a sustentabilidade, ou seja, o desenvolvimento econômico aliado à preservação do ecossistema, com foco nas práticas de reciclagem, de reaproveitamento de matérias-primas, novos suportes e novas formas de utilização de energias. “Neste aspecto, a literatura nos auxilia na conscientização e preservação da natureza’, explica.

SEIS ANOS
O Salão do Livro do Vale do Aço, que chega à sua sexta edição, surgiu da iniciativa da Usiminas e da Câmara Mineira do Livro de promover a interiorização do Salão do Livro de Minas Gerais, realizado em Belo Horizonte desde o ano 2000. A iniciativa tinha como objetivo incentivar o hábito de leitura da população, contribuindo para a aproximação de crianças, jovens e adultos com o mundo do livro e da leitura.
Para os organizadores, a descentralização do Salão do Livro, começando por Ipatinga, faz parte de um desafio maior que é o de transformar mais pessoas em leitores. “Nenhum país consegue dar um salto qualitativo e caminhar para uma sociedade do conhecimento sem melhorar os indicadores de alfabetização e leitura”, complementa Cibele.
A alteração do nome, em 2009, para Salão do Livro Vale do Aço, ampliou a abrangência do evento, com a realização de programação cultural simultânea nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Belo Oriente. “Uma região unida pela leitura” foi o slogan escolhido na época para o evento que, a partir de Ipatinga, busca alcançar toda a comunidade da região do Vale do Aço, um dos principais polos de desenvolvimento econômico, industrial e cultural de Minas Gerais.
O evento já faz parte da programação anual das escolas de toda a região do Vale do Aço e também do calendário cultural de Ipatinga. A cada ano o evento recebe um número gradativo de visitantes na feira de livros e participantes na grade de programação. Na 5ª edição o projeto registrou mais de 42 mil visitantes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com