Cultura

Salão do Livro se despede com atrações gratuitas para a família

O Seminário de Literatura contou com a presença de Léo Cunha, Heloísa Davino e Maria Luiza Bretas na 2ª mesa-redonda

IPATINGA –
O Salão do Livro Vale do Aço 2016 se despede do público com um fim de semana repleto de atrações gratuitas. Depois de receber milhares de estudantes de escolas da região durante a semana, o maior evento literário se volta para a família e lançamentos de livros. Os espaços do Centro Cultural Usiminas e o ônibus-biblioteca, localizado no Jardim Literário, oferece muitas atrações. No sábado, Naque, Açucena e Cachoeira recebem, respectivamente, contação de história, bate-papo literário e espetáculo.

No sábado (21/05), às 11h, na Tenda Literária, Rosana Mont´Alverne apresenta o espetáculo de contação de histórias “Parcerias e Trapaças”. À tarde, às 14h, a Tenda Literária recebe a escritora e contadora de histórias Beatriz Myrra com o espetáculo “Zigue-zague de Histórias”. A contadora de histórias levará também para o Jardim Interno do Centro Cultural Usiminas, o Piquenique Literário, no sábado, às 17h30, e no domingo, às 10h30.

Na noite de sábado, o Clube dos Escritores de Ipatinga (Clesi) promove a Solenidade de Premiação do 14º Circuito de Literatura do Clesi, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, às 19h. E para fechar a programação de sábado, a Tenda Literária recebe o show musical de Sérgio Biazin, às 20h.

No sábado e domingo duas oficinas serão ministradas: às 10h, Oficina de Criação de Personagens Estilo Cartoon, com Rodrigo Cristiano e às 15h, Fernanda La Noce comanda a oficina Literatura Infantil em Carimbos. Nos dois dias tem ainda a Oficina de Brincadeiras, na tenda Literária, com o grupo HitoriArte: às 16h no sábado e às 9h no domingo.

DOMINGO

Neste domingo, o ônibus-biblioteca recebe a oficina de Caricatura, às 10h, com Jorge Inácio. Às 14h, as famílias se reúnem para a intervenção “Espaço de Convívio Corpos Hibridus”, com grupo de Dança Hibridus, na Tenda Literária. A dança envolverá toda a família em uma intervenção que trabalhará a expressão corporal e facilitará a socialização utilizando o corpo. Na Feira de Livros, os visitantes participarão de uma surpreendente chuva de poesias para se despedir do Salão do Livro.

LANÇAMENTOS
Mais de 15 autores lançam seus livros de sexta-feira (20/5) a domingo (22/5). Os escritores André Kondo, Neusa Sorrenti, Nélio Canêdo, Roberta Rocha, Maria do Rosário e Sonaly Torres, Goretti de Freitas, Gabriel Bicalho, Maurilo Andreas, Oswaldina de Oliveira, Elaine Andrade Ranier, Maristela Impellizieri Ribeiro Aubin, Marcelo Pereira, Zaíra de Carvalho e integrantes do Clube de Escritores de Ipatinga (Clesi) apresentam e autografam as suas publicações.

BRAILLE

A programação do Salão do Livro também está disponível em Braille na secretaria do Salão do Livro Vale do Aço, no Centro Cultural Usiminas. A impressão foi feita em papel off set pela Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa. As atrações também estão disponíveis em áudio e podem ser acessadas no canal do Salão do Livro Vale do Aço no You tube. O site www.salaodolivrovaledoaco.com.br é compatível com o sistema Dosvox, software leitor de tela usado por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais.
 
SEMINÁRIO DE LITERATURA
Grande novidade no Salão do Livro, o 1º Seminário de Literatura, que começou na quarta-feira (18/5) encerra nesta sexta-feira (20/5), com a mesa redonda “O Fazer: Experiências para o desenvolvimento Humano”. Para debater o assunto, o Teatro do Centro Cultural Usiminas recebe Marilda Castanha, Eliane Gladyr e Beatriz Myrrha.
Nos dois primeiros dias passaram pelo seminário, Tião Rocha, Rosana Mont’Alverne, Elizete Lisboa, Maria Luíza Bretas, Leo Cunha e Heloísa Davino.

Sucesso de público, o evento reúne cerca de 1500 educadores de várias cidades da região. Segundo a curadora do Seminário de Literatura do Salão do Livro, Heloisa Davino, a capacitação dos educadores é uma demanda importante quando se pensa em avanços na educação. “O Seminário tem sido um espaço específico para os educadores, onde eles estão trocando conhecimentos, práticas pedagógicas e têm contato direto com os convidados para discutir suas necessidades e realidades da sala de aula”, detalha a curadora.


Flora Manga Tenda literária recebe espetáculos no fim de semana

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com