Cidades

Rua de Fabriciano terá nome do vicentino “Seu” Domingos

FABRICIANO – Em reunião ordinária realizada na terça-feira (26) a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 2974/2019, de autoria do vereador Marcos da Luz (PT), que denomina rua “Sr. Domingos Afonso dos Santos” a antiga rua Cinco, no bairro Júlia Kubitschek.

A decisão partiu dos próprios moradores, que, através do morador Fernando Barros, enviaram um abaixo-assinado ao parlamentar solicitando a proposição. “Seu” Domingos, como era carinhosamente chamado, nasceu em Salinas, em 31/07/1910, residiu no JK por mais de 40 anos, vindo a falecer no dia 15/09/2018, aos 108 anos de idade, sendo talvez o idoso com a maior idade na cidade.

Viúvo e pai de oito filhos, “Seu” Domingos aposentou-se na roça e passou a se dedicar às artes e à literatura, aliado à forte fé religiosa. Vicentino, fundou diversas conferências da Sociedade São Vicente de Paula, mantendo até o fim de seus dias a sua efetiva participação junto à comunidade católica.

LONGEVO

Até aos seus 107 anos, esbanjava saúde e lucidez. Uma história de vida e longevidade. Além de vinicultor, “Seu” Domingos era poeta, escritor de trovas e crônicas e artista plástico, com a pintura de vários quadros de óleo sobre tela. Ele também integrou o movimento VivaIdade, onde gostava de dançar e viajar.

“Não sou muito de apresentar este tipo de proposição, de mudar nome de rua, mas fui convencido pelos próprios moradores. O contato com a experiência de uma pessoa centenária, que viveu duas guerras, o seu saber e sua religiosidade, encantou a todos os que o conheceram e a mim também. Ao ser procurado pelos moradores, percebi a necessidade de se fazer este registro da história de vida de quem muito se doou para a nossa comunidade”, enfatizou Marcos da Luz.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com