Policia

Roubo de celular aumenta 74,3% em Ipatinga; crimes violentos caem

IPATINGA – Andar nas ruas falando ao celular, carregando-o nas mãos ou até mesmo com fones de ouvidos conectados ao aparelho pode significar perigo à vista. Isto porque os telefones móveis viraram alvo fácil de ladrões. Todo cuidado é pouco, e a orientação da PM é evitar a exposição do aparelho, mesmo que esteja sendo usado para ouvir música.

Diariamente os noticiários trazem relatos de pessoas que tiveram o celular roubado em pontos de ônibus, na porta de casa, nas ruas, seja de dia ou de noite. Para os criminosos, a mercadoria é apenas uma moeda de troca no mundo do tráfico de drogas.

Um caso típico aconteceu na noite de segunda-feira (18). Um jovem de 22 anos foi agredido e roubado na rua Visconde de Mauá, no bairro Cidade Nobre. Ele contou à polícia que foi surpreendido por um homem armado em um carro. Conforme a PM, o criminoso desceu do veículo, rendeu a vítima, anunciou o roubo e bateu com a arma na cabeça do rapaz. Depois o ladrão fugiu com o celular e não foi localizado.

NÚMEROS
Segundo levantamento da Polícia Militar de Ipatinga, os roubos de celulares na cidade aumentaram 74,3% de 2014 para 2015. Há dois anos, foram roubados 878 aparelhos, enquanto no ano passado foram 1.531. Em 2015, os meses que apresentaram maior ocorrência deste tipo de crime foram agosto (172) e outubro (162). Ainda conforme a pesquisa, este ano, o número também está crescente. De janeiro a março foram 383 casos. Somente no mês de março foram 153 relatos.

Os números da polícia são referentes àqueles casos em que o bandido usa arma de fogo ou usa da força ou agressão para roubar o aparelho da vítima. Este tipo de crime se configura roubo consumado. O número de vítimas lesadas pode ser ainda maior se considerar aqueles casos em que a pessoa não viu o ladrão, o chamado furto consumado.

PREVENÇÃO
Em nota, o comando do 14º Batalhão de Polícia Militar informou que está atento ao atual cenário de evolução criminal, para conter o aumento de crimes violentos contra o patrimônio, no geral. Ainda segundo o comunicado, no monitoramento de Integração da Gestão de Segurança Pública (IGESP), que monitora 14 municípios em Minas Gerais, Ipatinga está em primeiro lugar na redução de crimes violentos. “Neste sentido, a Polícia Militar, destacada pelo 14º BPM, reafirma seu compromisso de prover uma comunidade sempre melhor para o cidadão de bem viver”, diz trecho da nota.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com