IPATINGA – O segundo semestre de 2025 marca o início de um novo ciclo de ações do Espaço Hibridus Ponto de Cultura, em Ipatinga, com o lançamento do projeto Roda Cultural. Com execução prevista até dezembro deste ano, o projeto reafirma o compromisso com o fortalecimento da cultura como direito e com a valorização das expressões artísticas do território.
MODERNIZAÇÃO
Uma das principais frentes do projeto é a modernização do Espaço Hibridus, que contará com a aquisição de novos equipamentos para qualificar a infraestrutura técnica do local, ampliando as condições de ensaio, criação, produção e realização de atividades abertas ao público.
O projeto também dará origem a 2ª edição do festival Roda Cultural a ser realizado no Parque Ipanema. O festival contará com o espetáculo “De Tempo Somos – Um Sarau do Grupo Galpão de BH”, trazendo para a cidade uma das companhias mais importantes do teatro brasileiro.
CURADORIA EM DANÇA
Valorizando os princípios de educação popular, formação cidadã, direitos culturais e metodologias de aprendizagem coletiva, o projeto Roda Cultural chega a seu momento inaugural com um encontro imperdível: oficina de curadoria em dança com Verusya Correia, curadora do Festival de Dança de Itacaré (BA). Essa atividade acontecerá na próxima quarta e quinta-feira, das 19h às 21h, na EMAC – Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (Rua Mariana, n° 119 – Centro, em cima da Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local da oficina.
ORNITORRINCO
Entre os destaques do projeto está também a criação do novo espetáculo do Hibridus, onde o grupo embarca para Fortaleza (CE), entre os dias 17 a 23 de agosto, para dar início ao processo de criação do espetáculo “Ornitorrinco”, com direção de Thereza Rocha, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e assistência de direção de Léo Coessens, do Coletivo Aberto de Ipatinga. A criação será marcada por experimentações híbridas e metodologias colaborativas, refletindo a identidade do grupo e suas referências periféricas, poéticas e políticas.
SERVIÇO
Oficina de Curadoria
Data: 13 e 14 de agosto
Hora: 19h
Local: EMAC – Escola Municipal de Artes Cênicas Antonio Guarnieri – Rua Mariana, 119 Centro
Gartuito
Inscrições no Local, no horário da oficina.