Cidades

Resultado final da licitação da BR-381 deve sair em julho

A duplicação da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, prevê a elaboração de projetos básicos e executivos para obras    (Crédito: Paulo Sérgio)


BRASÍLIA
– As propostas técnicas apresentadas pelas empresas que venceram, pelo preço, a licitação dos 11 lotes da BR 381, ocorrida entre os dias 13, 14 e 17 de junho, estão sendo analisadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit). Segundo o órgão, até meados de julho o resultado final deve ser conhecido.

Posteriormente, o Dnit deverá homologar a licitação, publicar e assim as obras poderão ter início. Lideranças engajadas no movimento “Marcha pela Rodovia da Vida” têm acompanhado todos os passos do processo, que vai da licitação – como foi feito – até a conclusão das obras.

NOTAS
A licitação segue uma série de regras, entre elas a soma das notas. A empresa que apresentar o menor preço pode perder a disputa para uma proposta de valor mais elevado, dependendo da proposta técnica. As notas das propostas técnicas serão somadas às notas das propostas de preços. O vencedor de cada lote será o que obtiver a maior nota deste somatório. Definido a nota vencedora, o consórcio deve apresentar a documentação de habilitação e o detalhamento da proposta de preços quando, então, será encerrado o certame e assinado o contrato.

PROJETOS
A duplicação da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, prevê a elaboração de projetos básicos e executivos para obras de duplicação e ampliação de capacidade e de segurança entre o km 155,4 (MG-020/Avenida Cristiano Machado, em BH) e o km 458,4 (entroncamento com a BR-116, em Valadares). O projeto de referência do Dnit prevê que, além das obras nos 303 quilômetros de rodovia ao Norte, serão construídas 99 obras de artes específicas, como pontes e viadutos, e cinco túneis.

Somente de janeiro a maio deste ano foram mais de 60 vítimas fatais. Conhecida como Rodovia da Morte, a BR é considera uma das mais perigosas e onde ocorrem mais mortes do Brasil. Estatísticas apontam que, somente em 2012, houve 124 mortes em acidentes no trecho, configurando a média de uma vida ceifada a cada três dias.

 

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