IPATINGA – A 14ª Edição do ENARTCi 2020 – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, que conta com o patrocínio da Aperam e Usiminas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais, dá início a sua programação com a convocatória Ocupação Hibridus #2. As atrações são de artistas da região que se inscreveram para exibir seus trabalhos nas plataformas digitais do grupo Hibridus Dança, idealizador do projeto, e também nas plataformas dos patrocinadores Aperam e Usiminas.
PROPOSTAS
O grupo recebeu 86 (oitenta e seis) propostas das mais variadas áreas artísticas como música, dança, teatro, circo, literatura e contação de histórias, artes visuais, artesanato, audiovisual artes plásticas, gastronomia, arte urbana, reflexão teórica dentre outras.
Uma grande força-tarefa foi realizada para a avaliação das propostas, das quais 20 (vinte) foram selecionadas contemplando a maioria destas áreas artísticas bem como considerando as cidades da região. Todas as propostas passaram pela triagem de documentação e adequação às regras da convocatória, e em seguida, as aprovadas nesta triagem, foram analisadas e discutidas pelos curadores do projeto, que destacam não somente o grande número de projetos de qualidade inscritos como sua diversidade, entendendo a importância do compartilhamento de diferentes perspectivas e experiências neste momento.
Proponentes de todas as cidades do Vale do Aço inscritos foram contemplados, enriquecendo a possibilidade de trocas entre cenários distintos. “Esperamos que seja uma experiência enriquecedora para o público que irá assistir aos vídeos”, salienta o diretor do Grupo Hibridus, Wenderson Godoy.
VÍDEOS
O pagamento dos selecionados será feito mediante nota fiscal em nome do proponente. No caso de Live fica de responsabilidade do proponente providenciar todo material e equipamentos necessários para a transmissão como câmera, smartphones e rede de internet com banda larga suficiente para a ação.
Os vídeos podem ser realizados com equipamento amador (celulares e filmadoras), desde que apresentem qualidade mínima para visualização e audição da ação artístico-cultural e devem conter as seguintes especificações técnicas constadas na convocatória.
PLATAFORMAS
O material finalizado será disponibilizado nas plataformas digitais do Hibridus e dos patrocinadores, Aperam e Usiminas, a partir do dia 4 de maio. A agenda de veiculação dos mesmos será compartilhada, com antecedência, por estas plataformas e imprensa local. Os vídeos devem ter ficha técnica e os arquivos contendo os vídeos devem ser entregues até dia 28 de abril, ao grupo, incluindo inserção de arte gráfica, logomarcas e ficha técnica.
Todo o conteúdo disponibilizado pelo proponente estará sujeito à aprovação pela equipe do Hibridus que é responsável pelo projeto. Os proponentes serão contatados diretamente pelo Hibridus Dança por meio de ligações telefônicas.
A curadoria ainda selecionou cinco projetos suplentes que somente serão chamados caso os projetos aprovados não confirmem interesse ou não apresentem vídeos na conformidade e no tempo adequado.
Propostas selecionadas
As 20 propostas selecionadas estão abaixo descritas em ordem alfabética:
1. Bárbara Anne Gomes Pavione, Ipatinga – Video Arte
2. Camila Rodrigues Vaz Chaves, Ipatinga – Cultura, infância e adolescência
3. Camile Gracian, Coronel Fabriciano – Artesanato
4. Cintia Aparecida Barros Oliveira, Ipatinga – Dança
5. Daniela Cristiana Alves, Timóteo – Teatro/Literatura
6. Douglas Evangelista de Oliveira, Ipatinga – Artes visuais
7. Douglas Netto Moreira, Ipatinga – Música
8. Fabiano Pinho, Ipatinga – Comunicação
9. Gessé Rosa Júnior, Ipatinga – Dança/Performance
10. Glauder Soares Campos Gomes, Coronel Fabriciano – Música
11. Greidson Caetano de Aquino, Ipatinga – Capoeira
12. Hyuri Fernandes Martins Luna, Ipatinga – Musica Instrumental
13. Luzia de Resende Mendes, Ipatinga – Teatro
14. Mariana Penna, Ipatinga – Música/ Gastronomia
15. Nívea Paula, Timóteo – Música
16. Pedro Henrique Fernandes Barroso, Ipatinga – Circo – malabarismo
17. Renato Pinho Cândido, Ipatinga – Artes Plásticas
18. Rodrigo dos Santos Zeferino, Ipatinga – Artes visuais/Fotografia
19. Rômulo Gonçalves Amaral, Timóteo – Maquiagem Teatral
20. Sara de Oliveira Carvalho, Santana do Paraíso – Teatro em Libras
Os projetos suplentes serão convocados na ordem em que aparecem na lista abaixo:
1. Adilson Mariano de Jesus Santos – Literatura
2. Nilmar Lage – Artes Visuais
3. Débora Santiago Batista Lima – Dança
4. Natália Fabíola Rocha Fonseca – Teatro
5. Jaqueline Carla da Silva – Artesanato
Curadoria compartilhada: Luciano Botelho – artista da dança e coordenador de comunicação do Hibridus, além de instrutor de dança no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
Morrison Deolli – Iluminador e Diretor do SEMINALUZ
Priscila de Paula – Produtora do SEMINALUZ
Wenderson Godoi – Artista da dança e produtor cultural do Hibridus, além de diretor artístico do ENARTCi.