Cidades

Regional 4 será atendida por duas novas unidades de saúde

Escolha de delegados que representarão a Regional 4 no encontro municipal

 

IPATINGA – Ainda este ano, a Regional 4 passará a contar com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), no bairro Caravelas, em fase final de construção. No início do próximo semestre, um posto de atendimento de saúde entrará em funcionamento, para acolher os moradores do Parque das Águas e Planalto, até que uma nova unidade básica prevista para a regional seja construída e entregue à comunidade.

Na Unidade de Saúde do Caravelas serão alocadas três novas equipes de Programa de Saúde da Família (PSF). Outras duas, já em processo contratação, atenderão à comunidade do Parque das Águas e Planalto, onde também será erguida uma nova UBS, cujos recursos estão assegurados pela Administração Municipal.

PLENÁRIA
As ações e investimentos foram apresentados à comunidade, lideranças populares e representantes de entidades em mais uma pré-conferência da Saúde, realizada na Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, no bairro Veneza II. Durante o encontro, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, apresentou em números as diversas frentes adotadas pelo município para fortalecer o sistema municipal de saúde, desde a atenção básica, até a especializada, de urgência e emergência e a hospitalar.

Ainda na Regional 4, conforme planejamento adotado pela Prefeitura de Ipatinga, estão previstas obras de reforma e aquisição de mobiliários, equipamentos permanentes e uso médico-hospitalar para as unidades do Jardim Panorama e Veneza II.

ESFORÇO
Delegado eleito pela comunidade do Planalto, Ivair Siqueira da Silva, 43 anos, afirma estar disposto a colaborar nas discussões sobre políticas de saúde em Ipatinga. Para ele, ainda há muito por ser feito, mas são inegáveis os avanços alcançados na prestação dos serviços de saúde no município, a partir de 2013. “Saí da minha casa para participar do encontro na Regional 4 porque vejo que a Prefeitura está se esforçando para melhorar a saúde. As unidades do Caravelas e do Planalto, cobradas há muito tempo, vão ajudar muito a população, principalmente os idosos que têm dificuldade de locomoção”, avalia o representante indicado pela Associação de Moradores do Bairro Planalto.

Na plenária de terça-feira (10) foram escolhidos os 20 delegados, entre titulares e suplentes, que irão representar a Regional 4 na 15ª Conferência Municipal de Saúde, em julho. No dia 11, foram eleitos os 20 delegados indicados pelas entidades e movimentos representativos dos usuários do SUS na Regional 5 (Canaã, Canaãzinho, Vila Celeste, Vale do Sol, Vista Alegre, Furquilha e Chácaras Oliveira).

RETOMADA
As plenárias serão retomadas na próxima segunda (16), na Unidade Básica de Saúde do Bethânia, a partir das 19h, com representantes dos bairros Bethânia, Morro do Cruzeiro, Granjas Vagalume, Tiradentes, Morro São Francisco, Vila Militar, Alto Boa Vista, Comunidade Nossa Senhora Esperança e Taúbas. Os encontros regionais seguem até o dia 24 deste mês. O calendário de pré-conferências pode ser consultado no Portal Cidadão (www.ipatinga.mg.gov.br).


Ivair Siqueira afirma que investimentos e ações na saúde motivam participação popular

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com