Cidades

Região tem dificuldades para manter estoques

IPATINGA – A Agência Transfusional da Prefeitura de Ipatinga e a Fundação Hemominas convocam doadores voluntários de sangue, especialmente os que possuem RH negativo (“O” Negativo; “A” Negativo e “AB” Negativo) e também os grupos “O” e “A” Positivos. O apelo se deve à queda nos estoques, que já ultrapassa 30% do volume necessário para atender os hospitais da região, dentre eles, o Hospital Municipal que consome, em média, 120 bolsas de sangue todos os meses.

O sangue doado é utilizado em pacientes hematológicos, com câncer e outras doenças; vítimas de queimaduras e de acidentes graves que serão submetidos a cirurgias de urgência ou pessoas que passarão por cirurgias eletivas (programadas). Alguém que será submetido à cirurgia cardíaca, por exemplo, precisa de muito sangue e sem ele pode ter o procedimento, vital para sua saúde, adiado ou mesmo cancelado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apenas 3% da população do país faz doação de sangue. Por isso, a farmacêutica da agência transfusional da PMI, Monise Fonseca, reforça o apelo à comunidade para se mobilizar em prol da causa durante todo o ano. “Hoje estamos bem de saúde e temos a possibilidade de ajudar. Mas quem garante que amanhã um parente, vizinho, amigo próximo ou nós mesmo não vá precisar de sangue? Doar sangue é um ato de solidariedade e manter os estoques abastecidos é importantíssimo para salvar vidas”, sensibiliza.

APOIO AO VOLUNTÁRIO

Em Ipatinga, a Prefeitura garante toda a logística necessária para a doação de sangue. O município custeia o transporte e a alimentação dos voluntários no dia da coleta, que é feita na sede da Hemominas. O serviço é realizado uma vez por semana, sempre às quintas-feiras. O veículo, com capacidade para até 14 voluntários, sai do Hospital Municipal, no bairro Cidade Nobre, às 7h, com retorno previsto às 14h. A legislação trabalhista garante um abono, a cada 12 meses, em caso de doação de sangue voluntária comprovada pelo trabalhador. Informações: (31) 3828-5637.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com