Cidades

Reconstrução de ponte só depois das chuvas

A Ponte Menor só poderá ser reconstruída depois do dia 20 de março, quando começa o período de estiagem
(Fotos: André Almeida)

IPATINGA – A ponte que liga o distrito de Barra Alegre aos bairros Limoeiro e Pedra Branca só vai ser recuperada no final de março. A estrutura da Ponte Menor acabou danificada com a forte chuva que caiu na região no dia 31 de janeiro.
O temporal aumentou o volume de água no ribeirão Pedra Branca durante a madrugada, e a estrutura da edificação ruiu. Com isso, um buraco acabou dividindo os lados da ponte e o local foi interditado pela Defesa Civil do município.

A Prefeitura de Ipatinga informou que os reparos na fundação devem começar no final de março, período em que há previsão de redução da intensidade das chuvas. Com isso, a entrada para o bairro está sendo feita apenas pela ponte que fica no entroncamento entre as avenidas José Anatólio Barbosa e Francisco Rodrigues.

Para a dona-de-casa Cecília Eduardo, 59 anos, o maior incômodo é o tráfego intenso de motociclistas na avenida Caetana A. de Menezes. Ela contou que mesmo com a passagem impedida tem motoqueiro circulando em alta velocidade pelo local. “As motos passam pela avenida correndo, sem se importar com as crianças que estão brincando na rua. Infelizmente, a qualquer momento podem matar um pela imprudência de não respeitar a velocidade”, alertou.

Cecília comentou que a avenida é mão única, por isso o tráfego é permitido apenas para o interior do bairro. Mas os motoqueiros não têm respeitado a interdição da ponte e nem mesmo o sentido de direção da avenida.
“A imprudência dos motoqueiros tem incomodado muito mais do que a ponte não ter sido reconstruída. Sabemos que agora a prefeita não tem condições de começar a obra. O melhor que ela fez foi reabrir as creches, isso foi prioridade”, opinou.


Cecília Eduardo denunciou o excesso de velocidade dos motociclistas que
têm usado a Ponte Menor, mesmo interditada

TRÂNSITO
A vendedora Aparecida Fereira da Silva, 59 anos, opinou que no momento de reconstruir a Ponte Menor deve largura da passagem deve ser ampliada. Ela falou que a ponte é estreita e por isso ônibus e caminhões entram no bairro com dificuldade. “Na hora que o ônibus vai fazer a curva para entrar no bairro e passar na ponte, quase cai no ribeirão. Tem que mexer na fundação e fazer a obra de maneira que passem dois carros”, pediu.

O metalúrgico José Walter, 45 anos, ressaltou que as duas pontes são vantajosas para a comunidade do Barra Alegre. Mas é preciso promover mudanças no sentido para fazer com que o trânsito flua melhor.
“Há uns 15 anos havia apenas quatro carros aqui no bairro. Hoje são mais de 200 e só temos as duas pontes para entrar e sair do bairro. Acredito que as duas pontes podiam ser de mão dupla, para facilitar. Quanto melhor dividir o trânsito, mais satisfeita ficará a população”, avaliou.

Sobre a questão do limites de velocidade que muitas vezes não é respeitada dentro do bairro, José Walter falou que a situação pode ser resolvida com a presença da Polícia Militar para multar os infratores ou até mesmo com a fiscalização eletrônica de velocidade.
Claúdio Camilo Fernandes também reiterou o pedido dos moradores por manter a avenida Francisco Rodrigues como via de mão dupla. “Acho que a mudança não prejudicou em nada, o trânsito aqui não trouxe nenhum transtorno. A outra ponte é importante sim, mas sabemos que a Prefeitura vai consertar quando tiver condições para fazer”, pontuou.

TEMPO
De acordo com o meteorologista do portal Clima Tempo, Ruibran dos Reis, um frente fria vai chegar em Minas Gerais esta semana e há previsão de chuva na região do Vale do Aço para quinta (28).
“Consideramos fevereiro um mês atípico, pois tem ano que chove forte e em outro quase nada, como foi esse mês. Só que para março aumenta a incidência de chuvas, o que é confirmado pela chegada da frente fria”, explicou.

A previsão dada pelo especialista é que em março o índice pluviométrico seja de 150 milímetro/cúbico. As chuvas devem se arrastar até próximo do dia 20 de março, e só depois começa o período de estiagem.


O presidente da Associação de Moradores do bairro, Lacy de Oliveira,
pediu que a comunidade tenha paciência quanto à reconstrução da ponte

Município tem outras prioridades, afirma Associação de Moradores
Ipatinga
– Lacy de Oliveira, presidente da Associação de Moradores do Barra Alegre, revelou que a comunidade tem sido paciente porque sabe das outras prioridades que o município possui.
“A Prefeitura vai reconstruir a ponte, mas primeiro a prefeita está quitando as dívidas. Temos que aguentar até onde der, pois tem muitas coisas urgentes na cidade, como a área da saúde”, alegou.
Apesar da interdição da Ponte Menor para o tráfego de carros, ônibus e caminhões, alguns aventureiros se arriscam a passar no local de motocicleta. A instrução que a comunidade recebeu foi para evitar o trânsito pelo local.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com