Cidades

Recolhimento de entulhos em Ipatinga chega a quase 20 mil t.

IPATINGA – De janeiro até agora, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma) recolheu mais de 19 mil e 700 toneladas de entulho em toda a cidade. A quantidade maior de resíduos retirados das ruas foi registrada em maio, alguns dias após o prefeito Nardyello Rocha assumir interinamente a gestão do município. Na ocasião, foram recolhidas mais de 4 mil toneladas de resíduos. Os bairros que apresentaram maior demanda para retirada de entulho foram Bom Jardim, Bethânia e Veneza, onde o volume chegou a mais de 6 mil e 300 toneladas.

O secretário Gilmar Luciano Alves, da Sesuma, explica que a gestão pública conseguiu potencializar os serviços de limpeza graças também a um convênio com o sistema prisional que disponibiliza apenados em processo de ressocialização. “Além disso, foi fundamental a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no controle da Zika, Dengue e Chikungunya. Fortalecemos a ação de limpeza com máquinas e três caminhões, objetivando reduzir os problemas que estávamos tendo com as endemias”, enfatiza o secretário.

BOCAS DE LOBO

De acordo com a Sesuma, de janeiro a julho deste ano foram feitas 1.121 limpezas de boca de bocas de lobo. Novamente, maio se destacou, com 291 limpezas. O número dos serviços executados aumentou 234,48% se comparado com o mês de fevereiro, quando foram feitas 87 ações do gênero em toda a cidade. De acordo com o gerente do Departamento de Serviços Urbanos (Desurb), Eliezer Rosa da Silva, a demanda aumentou porque vários bairros apresentavam acúmulo de materiais. “Somente no Bom Jardim retiramos mais de 2.700 toneladas. Já do bairro Bethânia nós recolhemos quase 2.000 toneladas e do bairro Veneza mais de 1.700 toneladas. O volume de serviço aumentou tanto porque antes trabalhávamos apenas com uma máquina e, desde maio, a capacidade foi duplicada”, cita.

As equipes de limpeza já atenderam os bairros Bom Retiro, Horto, Caravelas, Canaãzinho, avenida Manaim, no bairro Caçula, e avenida Londrina, no bairro Veneza. As demandas chegam por meio de ligações ou ofícios encaminhados pelos vereadores. Nesta segunda-feira (23), foram feitas varrição, capina e coleta de entulho em toda a extensão da avenida Pedro Linhares, o trecho urbano da BR-381, no sentido Horto/Centro.

FISCALIZAÇÃO

Dados do Departamento de Serviços Urbanos mostram que, até o momento, em 2018, foram lavrados 142 autos de infração. As principais irregularidades são o descarte de entulho, terra ou poda de árvore em via pública. “Às vezes a pessoa realiza a poda até de forma regular, mas deixa os troncos na calçada, ocupando inclusive parte da via. Isso também é um tipo de infração”, explica Eliezer.

A prática de jogar lixo e entulho em áreas de preservação ambiental, praças e nascentes é crime, com previsão de multa que varia de R$ 108,45 a R$ 1.084,50, de acordo com o Decreto Municipal 4.435, de 17 de abril de 2001. A população também pode colaborar com a prefeitura e fazer denúncias anônimas de descarte irregular de lixo e entulho pelo Disque Denúncia 9 8587-5724.

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, enfatiza que a administração pública irá trabalhar intensamente para manter a cidade limpa, mas lembra que os fiscais estarão atentos em sua função, como forma de zelar pelo interesse coletivo. “Nós vamos limpar, mas vamos multar caso seja necessário. Conclamo a população a nos ajudar, evitando jogar lixo nas ruas de Ipatinga”.

As demandas de limpeza podem ser solicitadas pelo telefone 3829-8514.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com