Cidades

Rádios serão usadas no combate às drogas

A deputada estadual Rosângela Reis participou do lançamento do projeto ontem

 

IPATINGA – O Projeto Rádio Juventude foi lançado na tarde de ontem (10), na Região Metropolitana do Vale do Aço. O objetivo é implantar rádio comunitária em oito escolas estaduais da região. Essas emissoras funcionarão como serviços de alto-falantes e a ideia é conscientizar os jovens e a comunidade escolar sobre a prevenção e o combate às drogas, especialmente o crack. A previsão é de que até o fim de abril as instalações sejam concluídas.
Aproximadamente 12 mil alunos deverão participar diretamente da programação das rádios nas escolas. As escolas participantes serão: Escola Estadual Dona Canuta Rosa de Oliveira Barbosa, Escola Estadual Laura Xavier Santana, Escola Estatual João XXIII (Ipatinga); Escola Estadual Alberto Giovanini, Escola Estadual Doutor Geraldo Perlingeiro de Abreu (Coronel Fabriciano); Escola Estadual Professora Ana Letro Staacks Escola Estadual Antônio Silva (Timóteo) e Escola Estadual Albertino Ferreira Drumond em Santana do Paraíso.
A iniciativa do projeto é da Associação Ação Social pela Vida, com patrocínio do Governo do Estado de Minas Gerais através do programa Aliança Pela Vida. A deputada estadual Rosângela Reis (PV) esteve presente ao lançamento e falou sobre a importância do projeto. “Esse projeto representa muito para o governo de Minas. Estamos dando o pontapé para a implantação de rádio nas escolas públicas do Vale do Aço. Montar a rádio dentro das escolas e abordar questões de políticas públicas na cidadania desses alunos, para que os alunos possam ter formas para trabalhar na prevenção e combate às drogas”, considerou a deputada. O subsecretário de Políticas sobre Drogas do Estado de Minas Gerais, Cloves Benevides, que era esperado ao evento, não compareceu, mas enviou representante.

TRABALHO

A produção das rádios, da programação musical à locução, será feita pelos próprios alunos. A emissora funcionará em três períodos: na entrada do turno, no intervalo e no final da aula. Além disso, as rádios terão uma versão na internet com uma programação em horários definidos por cada escola.
Uma equipe técnica acompanhará a montagem e o trabalho das rádios durante um ano. Nesse período, os alunos serão responsáveis pela multiplicação das informações nas escolas. Após esse prazo, os alunos darão continuidade ao projeto.
Uma equipe formada por psicóloga, assistente social e técnicos de comunicação, dentre outros profissionais, irá coordenador os trabalhos de implantação das emissoras junto aos estudantes e professores. “Vamos trabalhar para prevenir e combater as drogas. Queremos que a rádio seja um canal para que os jovens falem de seus desejos, seus sonhos, suas ambições e seus problemas. E também queremos que os próprios jovens sejam protagonistas para transmitir as informações e conhecimentos sobre a cidadania e o combate as drogas”, afirmou a psicóloga da AASV, Sâmea Alves de Lemos Martins.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com