ANTÔNIO DIAS – O Quilombo do Baú será o centro de uma ampla celebração cultural nos dias 23 e 24 de novembro, com a Mostra Cultural do Projeto Ananse: Contos e Encantos, integrada ao evento AfroDias. Organizado pela Associação Quilombola do Baú, o encontro valoriza a ancestralidade e a criatividade da cultura afro-brasileira, por meio de uma programação diversificada e gratuita.
Realizado pelo Ministério da Cultura e pela Rizoma Cultural, com o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, o projeto traz atividades que envolvem roda de capoeira, contação de histórias e uma exposição de artes visuais.
“A Mostra Cultural reafirma nosso compromisso com a valorização da cultura quilombola e o protagonismo das comunidades locais e seus saberes. Esse evento é um espaço para arte, memória e resistência,” explica Sonaly Torres, atriz, pedagoga e coordenadora artística cultural do projeto.
PROGRAMA DIVERSIFICADO
A programação do AfroDias é extensa e diversa, e as atividades do Projeto Ananse serão iniciadas no sábado (23), às 9h, com uma roda de capoeira, seguida pela contação de histórias, às 9h40. “As atividades transportarão o público para o imaginário afro-brasileiro e as tradições orais do quilombo”, anuncia Sonaly. Ela sublinha que, durante os dois dias, uma exposição de artes visuais estará aberta à visitação, com obras criadas por crianças em oficinas de cenografia, figurino e adereços.
AFRODIAS, UM TRIBUTO À CULTURA AFRO
O AfroDias, evento tradicional do Quilombo do Baú, reforça o papel da cultura afro como ferramenta de resistência e celebração. Segundo Aline Nerina dos Santos Moreira, presidente da Associação Quilombola do Baú, o evento vai além do entretenimento: “O AfroDias é uma celebração da cultura afro que destaca a rica herança cultural dos nossos ancestrais. Nosso objetivo é valorizar as tradições e os talentos da comunidade negra, por meio de expressões artísticas como música, dança, moda, culinária e história afro-brasileira. Queremos inspirar o público a reconhecer a beleza e a força da cultura africana.”
“O público é convidado a participar dessa experiência única e a fortalecer os laços com o patrimônio imaterial da região”, finaliza Sonaly.
SERVIÇO
Mostra Cultural do Projeto Ananse: Contos e Encantos. Dias 23 e 24 de novembro, no Quilombo do Baú, Antônio Dias. Entrada gratuita