Cultura

Quando a arte modifica e dá novo sentido à vida

IPATINGA – Uma história de superação e sacrifícios, dessas que acontecem nas voltas que o mundo dá e que explicam o poder da arte na vida das pessoas. É assim a trajetória do artista plástico e artesão belorizontino Jaime Alves, de 35 anos. O drama de perder a mãe assassinada deixou marcas profundas e, ao mesmo tempo, o transformou para sempre. Há 20 anos, a morte trágica de dona Maria Isabel, vítima de bala perdida quando estava num ponto de ônibus no bairro Veneza, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, abalou a rotina dos cinco irmãos – uma menina e quatro jovens adolescentes.

“O sentimento de vingança logo tomou conta da gente, mas conseguimos superar essa fase. No meu caso, aconselhado por psicólogos, comecei a me dedicar aos trabalhos manuais para me acalmar e distrair e, dessa forma, descobri o que realmente gosto de fazer”, conta Jaime, lembrando que a primeira aula de artesanato aconteceu no Senac de Belo Horizonte.

OFICINAS
Atualmente, o artista integra por mais de 12 anos a equipe da Floresminas, uma empresa dedicada a oferecer cursos de artesanato. Na região durante os meses de agosto e setembro, Jaime fez a divulgação das aulas realizadas na Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares e ensinou sua técnica que transforma velas e doces em objetos de arte, usados para enfeitar os ambientes de uma casa ou escritório. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, e os alunos interessados podem fazer suas inscrições no Supermercado Bretas, somente na loja do centro da cidade, mediante a doação de dois quilos de alimentos. Todo material arrecadado é repassado para o Banco de Alimentos de Ipatinga.

As primeiras oficinas, para cerca de 20 pessoas, já foram realizadas. O artista garante que bastam dois dias de atividades para o aluno aprender a técnica e ter autonomia para fabricar as suas próprias peças. “O aprendizado é rápido porque depende, basicamente, da criatividade e da habilidade da pessoa interessada”, afirma Jaime Alves, que já esteve até em Portugal divulgando e aprimorando seus dotes artísticos, entre 2010 e 2011. As próximas turmas estão programadas para funcionar na primeira semana de outubro, também na sede da Biblioteca Municipal de Ipatinga: nos dias 6 e 7 para as aulas de decoração de velas, e dias 8 e 9, confecção de bolos artísticos.

MATERIAL RECICLADO

Especialmente na produção das velas, a técnica repassada por Jaime Alves emprega muito material reciclado, como conchinhas, cascas de flores, retalhos de espelhos, restos de bijuterias e, acima de tudo, muita criatividade. Também são utilizados ferro elétrico, maçarico, fogão, formas de alumínio de vários formatos e tamanhos, água, escova de aço, tesoura, tinta e essências, que dão um toque especial às velas produzidas artesanalmente. Os materiais são doados pela empresa Floresminas, organizadora das oficinas, e no último dia de aula os alunos fazem uma exposição das peças produzidas.

Durante as aulas, o artista explica o passo a passo da produção e interage com os alunos, que também põem a “mão na massa”, colocando em prática as noções teóricas. Depois de aprofundar nas oficinas de decoração de bolos e doces artísticos e confecção de velas artesanais, Jaime pretende ampliar o ramo de produção com a criação de frutas decorativas e sabonetes especiais.

Logo após a temporada em Ipatinga, ele segue a estrada e vai promover novas turmas em Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. “Afinal, produzir arte e ensinar são duas coisas que, realmente, transformam o mundo da gente. Por isso, pretendo continuar nessa caminhada, motivando as pessoas a se transformarem também”, finaliza Jaime Alves, com um sorriso de agradecimento, como quem está em paz e com alegria de viver.
Mais informações sobre as oficinas e entrevistas podem ser solicitadas pelos telefones (31) 9319-5010 e 3383-2622.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com