Cidades

PT vai governar para meio milhão de pessoas

Os dez primeiros colocados


IPATINGA
– Dos quase 360 mil votos válidos para prefeitos nas eleições, distribuídos nos 26 municípios do colar e Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), exatos 160.488 foram destinados a candidatos do PT. O segundo partido com o maior número de votos é o PV, 34,6 mil, seguido do PMDB – 28.253; PCdoB – 27.234; e PSDB – 26.049. É o que revela recente estudo “Mapa das Eleições na RMVA” elaborado pela Tabulare Pesquisa & Inteligência, baseando-se em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dos partidos que lançaram candidatos a prefeito, o PMN foi o que obteve menor votação – 63. PSDC foi o segundo com menor desempenho – 130; seguindo do PHS – 300; e PRB – 3.168. O PSD, partido do secretário de Gestão Metropolitana, deputado federal licenciado Alexandre Silveira, faturou apenas 9.368 votos.
De uma população estimada em 630 mil habitantes na região, o PT vai governar para cerca 495 mil pessoas, levando-se em conta as seis prefeituras que ganhou. Ou seja, quase 80% do universo populacional.
Apesar dos candidatos petistas terem obtidos mais de 160 mil votos, o PSDB alcançou o mesmo número de cadeiras que eles, num total de seis. O terceiro partido que mais fez prefeitos na região é o PMDB – 4. O PDT fez três prefeitos, enquanto PP e PR conseguiram duas cadeiras cada um. DEM, PV e PSD fizeram um prefeito cada.

PERFIL
A maioria esmagadora das cadeiras de prefeitos na região vai continuar sendo ocupada por homens, cuja média de idade é de 45 anos. Conforme o “Mapa das Eleições na RMVA”, o perfil dos novos administradores das prefeituras dos 26 municípios desperta atenção pelas ocupações profissionais dos políticos. Cerca de 50% dos eleitos são comerciantes, empresários ou administradores de empresas. 12% são servidores públicos e 8% agricultores. Uma prefeita é professora, outra é enfermeira e outro é tabelião. Um farmacêutico também se elegeu, assim como um pecuarista.
Dos prefeitos eleitos, 26% têm o curso superior completo, enquanto 11,5% apenas iniciaram uma faculdade. 31% têm apenas o curso fundamental, a mesma quantidade de políticos que fizeram até o ensino médio.
Ainda segundo o levantamento, a média de idade dos prefeitos é de 45 anos, sendo o mais novo, o de Dionísio, Frederico Henriques Figueiredo Coura Ferreira, do PSDB.
Ainda estudante, Frederico Henriques tem apenas 23 anos de idade.
Outro jovem que vai administrar uma cidade é Keisson Drumond (PT). Com apenas 33 anos, o petista vai ter a responsabilidade de governar um município com um orçamento próximo a R$ 1 bilhão no mandato de quatro anos. Apesar de novo, Drumond já foi vereador por dois mandatos na cidade.
Com 82 anos, Alonso Ruela é o prefeito mais velho na região. Do PMDB, derrotou o atual prefeito Dr. Jorge Romel, em São João do Oriente. O segundo mais velho, conforme o estudo, é o eleito de Periquito, Geraldo Godoy, do PMDB.
Ainda em relação ao perfil dos prefeitos eleitos, 82% deles são casados e 88,5% são do sexo masculino. Ou seja, em números absolutos, apenas três mulheres se elegeram, as petistas Cecília Ferramenta (Ipatinga), Rosângela Mendes (Coronel Fabriciano) e Darcira de Souza Pereira (Açucena).


Petista administrará orçamento de quase R$ 1 bilhão no mandato

 


Estudante de 23 anos vai governar o município de Dionísio

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com