Nacionais

PT repudia o voto do Brasil na ONU a favor do bloqueio a Cuba

“O Brasil infelizmente abandona sua histórica posição de defesa da soberania e de não ingerência em assuntos externos e do multilateralismo”, diz nota do PT

SÃO PAULO – O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta quinta-feira nota de sua Comissão Executiva Nacional condenando a decisão do governo brasileiro de se aliar aos EUA e Israel em favor do bloqueio econômico a Cuba. Pela primeira vez desde o início do embargo americano sobre Cuba, o Brasil vota contra uma resolução na Assembleia Geral da ONU condenando as sanções. O texto, que tradicionalmente é apresentado todos os anos, ainda pede o fim do embargo dos EUA contra Havana.

A íntegra da nota do PT é a seguinte:

“O Partido dos Trabalhadores expressa seu profundo repúdio ao voto favorável do Brasil, na Assembleia Geral da ONU, à manutenção do criminoso bloqueio econômico, financeiro e comercial promovido pelos Estados Unidos contra Cuba, há mais de 50 anos.

O Brasil infelizmente abandona sua histórica posição de defesa da soberania e de não ingerência em assuntos externos e do multilateralismo, reiterada ano após ano desde 1992. Passa, portanto, a se colocar ao lado de uma posição de caráter meramente ideológico e geopolítico, fruto do alinhamento do governo Bolsonaro com Donald Trump. Passa a figurar neste vergonhoso grupo de países que apoiam tais medidas, junto somente com Israel e Estados Unidos, sinal de isolamento em um mundo em que posições como esta não têm mais lugar”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com