Cidades

PT renova diretórios no Vale do Aço

IPATINGA – O Partido dos Trabalhadores elegeu, no último domingo (8), seus dirigentes municipais que assumem o diretório no próximo ano. Em Ipatinga, a chapa Unidos Por Lula Livre se sagrou vencedora e Antônio Raimundo foi eleito o próximo presidente da sigla.

A eleição fez parte da etapa municipal do 7º Congresso Nacional do PT. Em todo o país, filiados de 4.951 cidades foram às urnas para votar em seus candidatos. Ipatinga registrou a participação de, ao todo, 688 votantes, que puderam escolher seus representantes em 10 locais distintos, espalhados por todas as regionais da cidade.

Na cidade, concorreram duas chapas: Unidos por Lula Livre e Lula Livre – Unidade e Participação, sendo a primeira encabeçada pelo candidato a presidente Antônio Raimundo e a segunda por Léo Patrick. A chapa vencedora obteve 375 votos contra 213 do outro grupo e o presidente eleito conquistou 398 votos, enquanto o segundo colocado foi votado por 219 filiados.

APOIOS

O grupo eleito teve o apoio de forças políticas tradicionais do PT de Ipatinga, como a vereadora Lene Teixeira e o ex-prefeito e ex-deputado federal João Magno. A atual presidenta do PT, Maria da Glória, explicou que o momento foi de amplos debates entre filiados do Partido e que a escolha do diretório reforça o caráter democrático do PT. “Agora, os desafios são conduzir a militância e preparar o Partido para os desafios do próximo ano”, disse.

Antônio Raimundo é advogado e militante do PT desde a década de 80. Foi secretário de Assuntos Institucionais e de Administração e Finanças do Partido e pela primeira vez assumirá a presidência. Segundo ele, o momento é de organizar o PT.

“Agora, a luta aumentou, assim como as responsabilidades. Nosso objetivo é organizar o Partido e resgatar o estado de direito, que o Brasil vem perdendo, a defesa da Constituição e de um projeto popular para o povo brasileiro”, afirmou.

LEO PATRICK

O candidato da chapa Lula Livre – Unidade e Participação, Leo Patrick, em nota nas redes sociais comentou o resultado e agradeceu o apoio da militância. “Agradeço imensamente todos os 219 votos da nossa militância, confiados em nossa candidatura à presidência do PT de Ipatinga. E aos 213 votos que nossa chapa recebeu”. Confome Patrick, a votação expressou o resultado de um trabalho construído coletivamente, que mobilizou varias frentes na cidade, cuja atuação permitiu um franco diálogo sobre as diretrizes partidárias na atual conjunta. “Lutar pela liberdade do Presidente Lula, e enfrentar o Estado fascista representado pelo governo Bolsonaro, é o nosso compromisso. Parabenizo o companheiro Antônio Raimundo, eleito presidente do PT de Ipatinga!”, concluiu.

OUTROS RESULTADOS

Ainda neste domingo, foram votados os representantes para os diretórios Estaduais e Nacionais do PT. Em Ipatinga, a chapa estadual Vales Unidos por Lula Livre se sagrou vencedora com 307 votos, enquanto a chapa Nacional Lula Livre para mudar o Brasil venceu com 331 votos. Os resultados finais, porém, são esperados para esta terça-feira (10), após a apuração das votações em todo o Brasil. Já os futuros presidentes estaduais serão definidos entre 19 e 20 de outubro, durante a etapa estadual do 7º Congresso do PT, enquanto a presidência nacional será definida em novembro. A previsão é de que os diretórios municipais tomem posse no início do próximo ano.

TIMÓTEO

O Partido dos Trabalhadores (PT) de Timóteo terá Robson de Araújo como novo presidente do Diretório Municipal. O Processo de Eleição Direta (PED) do PT foi realizado neste domingo (8), na sede do partido, e a apuração encerrada no começo da noite. Robson foi eleito presidente com 181 votos, 50 votos a mais do que o outro candidato, Marinho Teixeira, que obteve 131 votos.

Na eleição para a composição do Diretório Municipal, cuja votação é distinta em relação à de presidente, a chapa liderada por Robson obteve 170 votos (59%), e a de Marinho Teixeira 116 (41%). Desta maneira, as 32 vagas do Diretório deverão ser divididas proporcionalmente entre os dois grupos.

Ao final da apuração, Robson avaliou o resultado e falou em muita disposição de trabalho: “A nossa proposta é que o partido venha com candidato próprio nas próximas eleições, e faça convergência com legendas progressistas, de esquerda, buscando unir forças neste momento difícil do País, que tem a extrema direita no comando. Neste domingo mostramos que nosso partido está cada vez mais vivo, forte e disposto a lutar. Não conheço outro partido com um processo de decisão tão rico e democrático como o nosso. Foram dias e noites de muitas visitas nos bairros, reencontros e a certeza de que é preciso radicalizar a democracia interna para lutar contra os ataques cotidianos aos nossos direitos. Nossa tarefa só está começando e vamos precisar de cada companheira e companheiro para fortalecer um projeto de cidade comprometido com um programa político socialista e construído por várias mãos”.

FABRICIANO

Em Coronel Fabriciano foi eleita a chapa única “Revigorar a Militância”, encabeçada pelo militante Francisco Soares (Chiquinho) e formada por todas as forças política que compõem a legenda na cidade. Chiquinho é um dos fundadores do partido, foi o seu primeiro candidato a prefeito em 1982 e ocupou o cargo de secretário municipal de Governo na administração petista.

Entre diversas lideranças, a chapa teve o apoio dos ex-prefeitos Chico Simões, Rosângela Mendes e dos vereadores Marcos da Luz, Professor Edem e Thiago Lucas. Segundo Chiquinho, o Congresso do PT é o momento de maior participação da militância, de seus filiados e também mostra o caráter democrático do partido, convocando os seus filiados e militantes a participar dos debates de teses e das eleições internas do PT.

SANTANA DO PARAÍSO

Em Santana do Paraíso, o ativista ambiental e militante histórico do PT, Eri Pimenta, ex-secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Santana do Paraíso, foi homologado como candidato da chapa de consenso “Unidos pelo Paraíso”, que vai conduzir o partido na cidade no próximo quadriênio

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com