Cidades

Protesto de índios krenak paralisa Estrada de Ferro Vitória a Minas

VITÓRIA – A Vale informou que por volta de 17:00h de hoje (9), representantes do Povo Indígena Krenak ocuparam um trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) em Resplendor, Minas Gerais. Com isso, as operações de carga e de passageiros estão paralisadas por tempo indeterminado.
Ainda segundo a Vale, representantes da empresa se reuniram com os indígenas na Terra Indígena Krenak, não havendo as duas partes chegado a um consenso. Ontem (9), a Vale encaminhou novamente representante à Terra Indígena Krenak, mas, ao comparecer ao local, este foi impedido de sair e foi obrigado a seguir junto com a comunidade para a ferrovia, local da ocupação.

REIVINDICAÇÕES
A empresa disse que além do apoio já prestado pela Vale, as reivindicações dos indígenas envolvem também repasse financeiro no valor de R$ 3 milhões ainda este ano; a saída da equipe técnica que apoia a implementação do projeto de pecuária leiteira; e a não participação da Funai e do Ministério Público Federal nesse processo.
“Cabe destacar que o acordo em questão é uma liberalidade, mas, ainda assim, durante várias reuniões com a Vale, com o Ministério Público Federal e com a Funai, os indígenas se mostraram inflexíveis diante das propostas apresentadas. Importante ressaltar, também, que a Estrada de Ferro Vitória a Minas está fora da área de abrangência da Terra Indígena Krenak”, diz a nota.

SEM VIOLÊNCIA
A companhia diz ainda: “A Vale reitera seu compromisso em se relacionar com o Povo Krenak de modo transparente e participativo, mantendo uma relação construtiva, respeitando suas características próprias e a legislação vigente. A empresa ratifica sua intenção de manter o canal de comunicação aberto com as comunidades, mas que repudia quaisquer manifestações violentas que coloquem em risco seus empregados, passageiros, suas operações e que firam o Estado Democrático de Direito e ratifica que obstruir ferrovia é crime”, finaliza o comunicado.

SERVIÇO TREM
Os passageiros que já haviam adquirido seus bilhetes poderão se dirigir às estações ao longo do trecho para remarcar sua passagem ou solicitar reembolso no prazo de 30 dias. Mais informações podem ser obtidas pelo Alô Ferrovias (0800 285 7000), canal de atendimento gratuito mantido pela empresa. A Vale lamenta o ocorrido e informa que já está tomando as medidas necessárias para liberar o trafego ferroviário o quanto antes e garantir o embarque dos passageiros que estão com viagens agendadas para os próximos dias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com