Cidades

Projetos da Copasa são selecionados para COP21

Líderes mundiais se reúnem na COP21, em Paris, nesta terça-feira (1°)

DA REDAÇÃO – Serão apresentados dois projetos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) na Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas – COP21, que acontece entre os dias 30 de novembro e 11 de dezembro, em Paris. Os trabalhos foram selecionados pelo Governo do Estado de Minas Gerais e farão parte do Painel de Ações Transformadoras do Iclei, sigla em inglês para Associação Mundial de Governos Locais Dedicados ao Desenvolvimento Sustentável.
 
A COP21 reúne na capital francesa representantes de 196 países que tentarão alcançar um acordo vinculativo sobre a redução de emissões de gases com efeito estufa que permita limitar o aquecimento da temperatura média global da atmosfera a 2 graus centígrados acima dos valores registrados antes da revolução industrial.
 
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Diante das mudanças do regime hídrico que vem ocorrendo em Minas Gerais em função das alterações climáticas, será apresentado o trabalho da Copasa “Eficiência Energética nas Instalações de Recalque dos Sistemas de Água”, do engenheiro Paulo Roberto Cherem de Souza. A Companhia, ao tornar os sistemas de bombeamento de água mais eficientes, poderá contribuir com a conservação dos recursos naturais ao reduzir as perdas de água e utilizar de forma mais eficaz a energia elétrica.

ESGOTO

 O projeto “Aproveitamento Energético de Biogás e Lodo”, dos engenheiros Ricardo Negri Coelho e José Maria de Oliveira Filho, objetiva utilizar o biogás e o lodo gerado no processo de tratamento anaeróbico de esgoto na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Onça, em Belo Horizonte, como forma de gerar energia elétrica, proporcionando aumento na oferta da energia renovável e diminuindo a emissão dos gases de efeito estufa. “Esse projeto contribui para a melhoria climática e mostra uma nova forma de concepção do tratamento do esgoto sanitário”, afirma Sonia Knauer, Assessora Especial da Presidência da Copasa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com