Cidades

Projetos da Cenibra reabilitam ecossistemas da Mata Atlântica

O projeto já possibilitou a soltura do Mutum-do-sudeste (Crax blumembachii)

A Cenibra desenvolve uma série de ações visando ao manejo das áreas ao longo de cursos d’água, lagoas e nascentes, onde se localizam as matas ciliares.

Os trabalhos de reabilitação destes ecossistemas naturais se baseiam no plantio de mudas de espécies nativas e cuidados com as já existentes, na adubação e no controle de pragas e ervas invasoras. Somente nas margens do Rio Doce, na região da RPPN Fazenda Macedônia, mais de 200 mil mudas de espécies nativas foram plantadas ao longo de 30 quilômetros.

A Lagoa Grande (Guanhães), a Lagoa São José (Nova Era), a Lagoa Teobaldo (Antônio Dias), a Lagoa da Água Suja (Belo Oriente) e a Lagoa da Prata (Santana do Paraíso) são também exemplos de corpos d’água, cujas matas ciliares estão sendo reabilitadas pela Cenibra.
A Empresa mantém vigilância constante destas áreas especiais prevenindo a ocorrência de incêndios, pisoteio pelo gado e captura de animais silvestres, garantindo as condições necessárias para a reabilitação.

RPPN FAZENDA MACEDÔNIA

Localizada à margem direita do Rio Doce, no município de Ipaba, região leste de Minas Gerais, a Fazenda conta com uma área total de aproximadamente três mil hectares, dos quais cerca de 50% estão cobertos com vegetação nativa. No restante da área, os projetos de reflorestamento com eucalipto são implementados utilizando as mais modernas técnicas, com o objetivo de obter a máxima produção de madeira mantendo a capacidade produtiva do ambiente.

A área de florestas nativas da Fazenda Macedônia é um dos principais remanescentes de Mata Atlântica no Estado, sendo parte desta (560 ha.) reconhecida pelo IBAMA como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), por meio da portaria Nº 111, de 14 de outubro de 1994.

Na Fazenda Macedônia é desenvolvido, desde 1990, o pioneiro projeto de reintrodução de aves silvestres ameaçadas de extinção, o Projeto Mutum. O Projeto é desenvolvido em parceria com a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX) por meio de um acordo de cooperação técnico-científica. Desde a implantação, já possibilitou a soltura do Mutum-do-sudeste (Crax blumembachii), do Macuco (Tinamus solitarius), da Capoeira (Odontophorus capueira), do Jaó (Crytpturellus n. noctivagus), do Inhambuaçu (Crytpturellus obsoletus), do Jacuaçu (Penelope obscura) e da Jacutinga (Pipile jacutinga).
A Fazenda Macedônia é um referencial da Cenibra e das comunidades da região, com relação à preservação do meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais.


Lagoa do Teobaldo teve a mata ciliar reabilitada pela Cenibra


PROJETO MUTUM

Desde 1990 a Cenibra desenvolve na Fazenda Macedônia o pioneiro Projeto de Reintrodução de Aves Silvestres Ameaçadas de Extinção: o PROJETO MUTUM. O trabalho é realizado por meio de um acordo de cooperação técnicocientífica entre a Empresa e a Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre (CRAX), entidade não governamental sediada em Contagem (MG).

O acordo prevê a reintrodução de espécies de aves silvestres ameaçadas de extinção em seu habitat natural. Trata-se de um trabalho inovador tanto no Brasil quanto no exterior, já que contempla não só a proteção ou criação em cativeiro de animais ameaçados, mas também a sua recondução ao ambiente de origem.

O projeto já possibilitou a soltura do Mutum-do-sudeste (Crax blumembachii), do Macuco (Tinamus solitarius), da Capoeira (Odontophorus capueira), do Jaó (Crytpturellus n. noctivagus), do inhambuaçu (Crytpturellus obsoletus), do jacuaçu (Penelope obscura) e da Jacutinga (Pipile jacutinga).
As espécies reintroduzidas são monitoradas periodicamente na área de soltura e arredores, de modo a obterem-se dados relativos à adaptação, dispersão, reprodução, predação e quantificação de indivíduos.


Sede da Fazenda Macedônia, uma RPPN onde mais de 200 mil mudas de espécies nativas foram plantadas

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com