Cultura

Projeto Xerimbabo premia Escola Ecológica de Ipatinga

IPATINGA – A escola mais ecológica de Ipatinga é a “Altina Olívia Gonçalves”, que integra a rede municipal e se localiza no bairro Iguaçu, conforme título outorgado pelo projeto Xerimbabo, promovido pela Usiminas. Com a distinção, a escola ganhou um computador como prêmio pelo 1º lugar na competição ambiental, no desenvolvimento dos projetos “Coleta Seletiva do Lixo Orgânico”, “Ervas Medicinais” e “Horta”.

O prêmio da escola do Iguaçu foi entregue na tarde desta terça-feira. A vice-diretora Fernanda Satler destacou que o prêmio é resultado do trabalho interdisciplinar de Educação Ambiental desenvolvido pela escola, um dos parâmetros curriculares nacionais.

“Receber esse prêmio mostra que estamos no caminho certo, implantando ações que, aos poucos, vão modificando a vida dos nossos estudantes”, comemora a gestora.

COLETA SELETIVA

Um dos projetos que resultaram na premiação é o de coleta seletiva de lixo orgânico, como cascas de frutas e legumes, talos de verduras e sobras alimentares dos alunos, que são recolhidos em recipientes separados entre si (cascas e sobras) e do lixo seco também.

A partir da coleta diária, os dados são analisados estatisticamente por professores e alunos, levando à reflexão sobre o desperdício alimentar gerado na hora do recreio pelos alunos e a redução do lixo que é destinado à Central de Resíduos.

Ervas medicinais

Outro projeto da escola do Iguaçu investe no esclarecimento e sensibilização sobre a utilização de plantas medicinais com finalidade de reduzir e ou erradicar o uso incorreto de medicamentos, além de introduzir no cotidiano dos alunos o uso da flora para fins terapêuticos.

Além disto, o projeto traz em seu contexto conhecimento sobre o papel das plantas no ecossistema, trabalha os nomes científicos, usa a estatística para quantificar número de espécies e área plantada, além de incentivar a pesquisa histórica do uso das ervas medicinais nas famílias.

HORTA
A horta completa o trio de projetos ambientais da EM Altina Gonçalves premiados pelo Xerimbabo. Mais comum nas escolas, mas nem por isso de pouca importância na educação, o projeto tem como objetivo incentivar uma alimentação saudável. E, também, o aproveitamento de áreas ociosas na escola e envolvimento da comunidade, uma vez que a construção da horta foi uma iniciativa de professores e agentes de saúde do bairro Iguaçu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com