Cultura

Projeto promove oficinas de cultura urbana para jovens

IPATINGA – O Portal de Cultura Urbana, em parceria com Microlins Ipatinga e academia Rosilane Hilário, oferecem 20 vagas gratuitas para oficinas de Emcee (Mestre de Cerimônia) com C2 (Luiz Carlos Santana) e Breaking (Dança) com B.Boy Luizin (Wesley Luiz Costa Ribeiro), através do Projeto Cultura Urbana – Arte em Foco. Ao final das oficinas, os alunos recebem um certificado de conclusão e participam dos sorteios dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Microlins situada na R. Vinte e Oito de Abril, 570 – Centro da Cidade. A primeira oficina foi realizada no último sábado (16) e a próxima será realizada no próximo domingo (24).
Ambas as oficinas possuirão uma metodologia que proporcionará ao aluno o aprendizado teórico e prático.
O projeto teve início em 2013 e foi em realizado também em 2014, 2015 e 2016, se tornando um dos principais projetos de cultura urbana do Vale do Aço, beneficiando mais de 200 pessoas entre crianças, jovens e adultos da cidade de Ipatinga. Ele é idealizado, coordenado por B. Boy Luizin Ribeiro, desde sua fundação. O projeto visa a difundir as artes urbanas entre as crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, com oficina artística nas comunidades da cidade de Ipatinga. Em 2015, ao chegar em sua 3ª edição, o Projeto passou a integrar as ações do Portal de Cultura Urbana.

PÚBLICO-ALVO

O curso é destinado a iniciantes, professores, atores, estudantes de escolas públicas, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, pessoas com deficiência, povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais e curiosos em geral que desejam se iniciar na arte de dançar Breaking

SERVIÇO

Cultura Urbana – Arte em Foco
Realização: Portal de Cultura Urbana e Academia Rosilane Hilário e Microlins Ipatinga
Dia: 24 (Domingo), a partir das 14h
Local: Rua Maria Antonieta, nº 60 – Vila Celeste
Mais informações: www.portaldeculturaurbana.com
Inscrições: Através do Whatsapp (31) 98860-9608 e falar com Rosilane Hilário, ou realizar as inscrições através do E-mail: contatoculturaurbana@gmail.com


As oficinas e oficineiros

Sobre o MC(Emcee, Mcing, Rapping ou Mestre de Cerimônia):
s (as) Mestres de Cerimônia são considerados (as) os(as) porta-vozes do Hip Hop. Aqueles (as) que assumem o microfone e comandam as celebrações da Cultura, e que fazem Rap (Ritmo e Poesia), em união com o elemento Djing. MCs são pessoas que conseguem através de seus versos e no comando das festas, traduzir em palavras o Hip Hop. KRSOne faz uma distinção entre MC’s e Rappers, para ele os (as) MC’s são representantes da Cultura Hip Hop, pessoas que carregam naquilo que faz a essências do Hip Hop, já Rappers são pessoas que cantam Rap, estão atrelados (as) à indústria musical, mas não reverenciam e representam a Cultura Hip Hop no que produzem. Para ele um (a) MC pode ser um (a) Rapper, mas um(a) Rapper nunca será um(a) Mc.

Sobre o Breaking (B.boys, B.girls ou Breakers):
Desenvolvida a partir da criação do Break Beat pelo Dj Kool Herc a dança Breaking reúne em si diversas referencias, como passos de danças sociais dos(as) negros(as) americanos, danças latinas, russas, kung-fu, entre outras. O Breaking é a expressão corporal que transmite toda a carga das experiências de vida dos (as) jovens que vivem nos guetos. Atualmente o Breaking não é a única dança no universo do Hip Hop. Poppin, Lockin, House, Electric Boogie, Up-Rockin, Hip Hop Freestyle e outras, fazem parte atualmente do universo dessa cultura, apesar de terem suas origens separadas dos primórdios do Hip Hop.

Sobre MC C2
C2 é Luiz Carlos Santana, nascido em Timóteo, atualmente mora em Ipatinga, é servidor público, produtor cultural, amante da poesia e dos adeptos da cultura hip-hop, e organiza batalhas de MC’s e eventos na região do Vale do Aço. C2 trabalha no lançamento do seu primeiro EP, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2018, e possui uma música gravada. Em 2017, atuou como oficineiro de rap no programa Fica Vivo. Um dos seus sonhos é criar uma ONG que possa ajudar crianças e adolescentes a despertar o interesse por algum dos elementos da cultura Hip Hop.
C2 faz parte atualmente do Coletivo Universidade Urbana, Batalha VDA e colabora com matérias para o site Portal de Cultura Urbana. A frase que o representa é “União nos ajuda a vencer no dia a dia”.

Sobre B.Boy Luizin
B-boy Luizin é Wesley Luiz Costa Ribeiro, nascido em Governador Valadares, no dia 30/11/1989, mas erradicado em Ipatinga desde 1991. Trabalha como empreiteiro de obra civil, dançarino, arte educador, assessor de comunicação e fundador do Portal de Cultura Urbana. Desde os cinco anos de idade, Luizin foi influenciado por sua mãe de criação, Gloria Maria, a imitar o astro americano do pop “Michael Jackson”, juntamente com outras crianças onde viveu sua infância e adolescência.
Aos nove anos, conheceu a arte do Graffiti através do artista Jhons Mendes, que na época ensinava jovens na E.E Manoela Soares Bicalho na comunidade do Vale do Sol (Vila Celeste). Aos onze anos de idade, ingressou no Projeto Social Art & Vida e realizava aulas de Capoeira na E.E. Manoela Soares Bicalho com o “Sombra”, do grupo Forte de Minas. Ao quatorze anos de idade, conheceu a dança Breaking com o Markin (Marcos Santos) de Teófilo Otoni, o qual ministrava aulas gratuitas no Parque Ipanema para vários jovens de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com