Cultura

Projeto oferece aulas de ballet clássico a alunos da rede pública

IPATINGA – Estão abertas as inscrições para aulas de ballet clássico do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço. Com a proposta de democratizar o acesso à dança e inserir crianças e adolescentes neste universo, além de contribuir com formação de público, intercâmbio e aprimoramento técnico dos participantes, a décima edição do projeto abre 100 vagas, voltadas para alunos da rede pública de ensino.
As inscrições podem ser feitas na Academia Olguin, localizada na Rua Ipê, 763, bairro Horto, sempre às terças e quintas, de 08 às 11h30 e 14 às 18h. A faixa etária é de 06 a 16 anos e os interessados devem comprovar, no ato da inscrição, que estudam na rede pública. As aulas são gratuitas e se iniciam no dia 06 de junho.

EXPERIÊNCIA

Foto: Rodrigo Zeferino

O Centro de Referência está em atividade desde 2007. É patrocinado pela Usiminas, com incentivo do Governo de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, desde a primeira edição. Ao longo de 09 anos de atividades, atendeu cerca de 1.300 crianças e adolescentes, recebendo público de mais de 10.000 pessoas, nas apresentações realizadas com os integrantes. De acordo com SaletteOlguin, diretora artística e professora do projeto, a dança traz vários benefícios para os participantes. Melhora a coordenação motora, o equilíbrio, a concentração e a memória; trabalha o ritmo e a musicalidade, a postura, a flexibilidade e ajuda também na disciplina, sociabilidade e desenvoltura, observa a bailarina.
Com cerca de 40 anos de experiência na área, SaletteOlguintem sua carreira marcada por cursos de dança com importantes nomes do setor. Iniciou seus estudos com Zélia Olguin, sua mãe,também bailarina e coreógrafa. Carlota Portela, Huda Bittencourt, Dalal Achar, Reynaldo Muniz Delgado, Desmonde Doyle, dentre outros, foram alguns de seus professores. Em 1991 participou de curso de Ballet Moderno em Amsterdam e para professora de Ballet da Royal Academyof Dancing, em Londres. Em seu currículo adaptações de grandes clássicos de repertório, coreografias próprias e participação como bailarina em vários espetáculos.

PROFESSORES

Larissa Olguin e Guilherme Júnio integram o time de professores do projeto. Larissa iniciou seus estudos em dança aos três anos com a avó, Zélia Olguin. Fez cursos e oficinas de dança com Roseli Rodrigues, Carlinhos de Jesus, Mário Nascimento e vários ícones da dança, além de participação como bailarina em clássicos de repertório. Já Guilherme Júnio, bailarino de Timóteo, formado pela Escola Bolshoi Brasil, com atuações em companhias de dança da África do Sul e Estados Unidos, integra o corpo de professores do projeto desde 2016.
As atividades do Centro de Referência em Dança do Vale do Aço contam com apoio do Instituto Usicultura e da Associação Cultural Zélia Olguin. A realização é de Salette Olguin e produção de Marilda Lyra. Informações podem ser obtidas nos telefones (31) 98605 8026 ou (31) 98571.8856.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com