Cultura

Projeto Educando oferece capacitação

Profissionais passam por curso na Prefeitura de Ipatinga

 

IPATINGA – O mês de agosto foi agitado para os funcionários e as cantineiras das escolas municipais de Ipatinga. Foram realizados três encontros com os profissionais envolvidos com o “Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia – PEHEG”, no 7º andar da Prefeitura. Nesta sexta-feira (31), aconteceu o último curso de formação do mês. De acordo com a Secretaria de Educação, em setembro outros treinamentos também serão promovidos.
Em Ipatinga, sete unidades de ensino da rede municipal participam do projeto, sendo as escolas municipais Vilma de Faria, Chirlene Cristina Pereira, João Reis de Souza, Game, Jaime Morais Quintão, Artur Bernardes e Paulo Freire.
Temas como nutrição, gastronomia, meio ambiente, horta, alimentação saudável, cultura alimentar, hortaliças e sustentabilidade, entre outros, já foram abordados pelos técnicos da Prefeitura. “Nesta sexta-feira foi abordado o tema projetos político-pedagógico e currículos nas escolas. Além da formação presencial, haverá formação de 12 horas à distância, em ambiente virtual”, informou a gerente da Seção de Merenda Escolar, Eusa Maria.
Recentemente, o secretário de Educação, Amaury Gonçalves, esteve em Brasília em um encontro promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB). Na oportunidade, eles avaliaram a metodologia utilizada e traçaram novas diretrizes de aprimoramento do projeto de Horta Escolar. Participaram da iniciativa secretários de educação de cerca de 180 municípios, além de representantes de estados e do Distrito Federal.

MASCOTE
Para envolver ainda mais os alunos no projeto a administração municipal lançou o concurso da Mascote, que irá identificar o projeto de Ipatinga. “O concurso já está a todo vapor. Os alunos estão envolvidos e sentem que são parte integrante de um projeto que tem como alvo a alimentação saudável, nutritiva e sustentável”, disse a nutricionista Ana Carolina de Mello Cruz. Os multiplicadores dessa formação são as cantineiras, equipe diretiva das escolas, coordenadores pedagógicos, conselheiros escolares, professores, pais e alunos.
O foco do programa é a gastronomia como instrumento de valorização dos ingredientes e receitas regionais, das técnicas culinárias de preparo de alimentos e da experiência de sabores e aromas das refeições preparadas para os alunos beneficiados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do FNDE.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com