IPATINGA – O ECOAR Ponto de Cultura convoca escolas públicas de Ipatinga a participarem do projeto “Escola de Poetas – 39 Edição”. Lançado em 2024, o projeto já beneficiou mais de mil estudantes através de uma série de atividades artísticas voltadas para a valorização da escrita literária.
A 39 edição, selecionará 05 escolas públicas que receberão em suas unidades oficinas de zine, poesia e um sarau. As inscrições podem ser realizadas até o dia 05/09/2025 às 23h59, através do linktree na bio do instagram @ecoarcultural ou pelo google forms no link:
https://docs.google.com/forms/d/1gkRCW8KXoowP15vXAVZlhC30ULGq9g823cJ8 ZmKsWYQ/viewform?edit_requested=trueCfbclid=PAQ0xDSwMRcKZleHRuA2FlbQ IxMAABp0KB3jWK4b-
GzauN9SKwcSRbpfdRjtM3S6ai0iuxCKwfcdw9BepFOu4ZiuLP_aem_l- KCzveAilppV5-HVa5wNw
A ação é realizada com recursos da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SEMCEL), sendo contemplada no Edital 08/2024 – Premiação Pontos de Cultura.
SABER COMPARTILHADO
“O projeto propõe o compartilhamento de saberes, estimulando a criatividade dos alunos, promovendo escutas e criando lugares de fala. Trabalha a autoestima dos estudantes quando os mesmos compreendem que a poesia os habita e está em todos os lugares”, afirma Lucciano Whyte, produtor executivo do projeto.
FANZINE
Durante as oficinas os alunos aprenderão o que é o fanzine, sua importância para a literatura independente, como confeccionar um zine, quais os formatos de dobraduras e publicações, como escrever uma poesia, quais as estruturas da poesia autoral. Cada aluno criará seu zine e sua poesia; e no encerramento das atividades em cada escola acontecerá um sarau de poesia com a participação dos alunos e de artistas da cultura urbana e underground ipatinguense.
“Após a seleção das escolas que receberão as oficinas, haverá reunião com as equipes diretivas para alinharmos como será o trabalho em cada escola, adequando a realidade de cada instituição e ao calendário escolar. E a partir de 6 de outubro, daremos asas à imaginação e à criatividade; incentivando os estudantes a reconhecerem suas potências”, afirma Matí Lima, diretor do ECOAR.