Cidades

Projeto de uso e ocupação do solo vai a votação hoje

(Crédito: ACS/CMI)

IPATINGA – A Câmara Municipal de Ipatinga aprecia na reunião ordinária desta quinta-feira (20), em primeira votação, o Projeto de Lei 83/2014, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o parcelamento, uso e ocupação do solo urbano no município de Ipatinga.

A lei de uso e ocupação do solo é uma das várias leis complementares ao Plano Diretor da cidade, aprovado na Câmara no dia 21 de maio. De acordo com o Estatuto das Cidades, a prefeitura tinha prazo de 60 dias, contados da publicação do Plano Diretor, para encaminhar ao Legislativo o PL da lei de uso e ocupação do solo, o que ocorreu no dia 14 de julho de 2014.

Assim que o PL 83 foi protocolado na Secretaria Geral, o presidente da Câmara, Ley do Trânsito, determinou à Assessoria Técnica que fizesse um esforço concentrado para estudo da matéria, visando dar celeridade à tramitação do projeto na Casa.

“Nosso compromisso e os nossos esforços sempre foram no sentido de apreciar e votar tanto o Plano Diretor como as leis complementares no menor espaço de tempo possível. Logicamente, sem abrir mão dos procedimentos regimentais, e nem de realizar as audiências públicas para possibilitar suas discussões com a comunidade”, destaca o presidente.

De acordo com a Assessoria Técnica da Câmara, a proposição apresentava vícios e para corrigi-los os profissionais do Legislativo realizaram reuniões com o corpo técnico da prefeitura, buscando aprimorar da forma mais célere possível o texto.

Concluídas as reuniões, foi realizada no plenário da Câmara uma audiência pública sobre o tema, em atendimento às exigências do Estatuto das Cidades.

Como resultado da audiência e das reuniões com os técnicos do Legislativo, no dia 11 de setembro a Prefeitura de Ipatinga encaminhou à Câmara um substitutivo ao texto original do PL 83.

NOVAS ETAPAS

Ainda de acordo com a assessoria da Câmara Municipal, foi realizada no dia 29 de setembro a reunião das comissões de Legislação e Justiça e de Urbanismo para apreciar o substitutivo e ficou constatada a necessidade da realização de uma diligência com 27 questionamentos ao Executivo sobre o texto. A resposta chegou ao Legislativo no dia 9 de outubro, com o envio de uma Mensagem Modificativa ao Substitutivo do PL 83/2014.

As comissões de Legislação e Justiça e de Urbanismo realizaram nova reunião no dia 16 de outubro, quando perceberam a necessidade da apresentação de 36 emendas ao texto do Substitutivo ao PL 83/2014.

Apresentadas as emendas, foram realizadas novas reuniões das comissões nos dias 24 de outubro e 10 de novembro, para emissão dos pareceres sobre as mesmas, sendo todos eles pela legalidade das Emendas.
Cumpridas todas as etapas, o PL 83/2014 ficou finalmente apto a ser submetido à apreciação do plenário.

“Desde o início do meu mandato, cobrei da prefeitura o Plano Diretor de nossa cidade, para que Ipatinga pudesse voltar a crescer, principalmente no setor da construção civil. Agora, com a lei de uso e ocupação do solo, estaremos finalmente criando esta condição. Infelizmente, devido às várias falhas do Executivo na elaboração do texto do PL 83 e seu substitutivo, perdemos muito tempo até que o mesmo tivesse condições de ir a votação. Mas, graças aos técnicos da Câmara, que não mediram esforços para atender nossa recomendação de dar prioridade absoluta na análise desta lei, e dos vereadores das comissões que também agiram rápido, conseguimos colocar o texto em condições de ser apreciado na reunião ordinária desta quinta-feira. Assumimos um compromisso com nossa população e estamos cumprindo”, enfatizou Ley do Trânsito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com