Cidades

Projeto Construindo o Saber encerra o ano celebrando o Natal

Alunos do projeto realizaram apresentações natalinas e retrospectiva de 2019

A Fundação Aperam Acesita encerrou na tarde da última quinta-feira (5) as atividades do projeto Construindo o Saber. Música, poesia e alegria foram alguns ingredientes que compuseram o evento. A sala de aula se tornou um espaço para rever os momentos vividos em 2019, e já vislumbrar metas para o novo ano que vem chegando. 

“O momento é de celebrar mais um ano do Construindo o Saber, projeto que nasceu com o objetivo de gerar a socialização na terceira idade, além de alfabetizar. Nos  sentimos honrados por ter uma turma que, independente das dificuldades encontradas, está sempre aqui, buscando recuperar o tempo, por meio da aprendizagem, além de aproveitar os momentos em grupo para se ajudar. Esse estreitamento de laços faz com que os alunos desenvolvam hábitos de vida mais saudáveis e sintam-se parte integrante da comunidade”, pontua o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino. 

A cada ano o projeto desenvolve em sala de aula ações que motive os idosos a realizar tarefas simples, como escrever o próprio nome, ler e fazer pequenas contas úteis no dia a dia. Dona Dalva Rosa da Silva tem 90 anos e frequenta o projeto há dois anos. Quando criança, nunca teve a oportunidade de frequentar uma escola. O projeto foi uma oportunidade que teve de ser alfabetizada. “Moro sozinha. Com os afazeres de casa, nunca tenho problemas; até hoje cozinho, limpo casa e até capino. Dependia muito dos meus filhos para resolver questões relacionadas às compras, pois não sabia nem somar. Hoje, após dois anos em atividade com o grupo, sou capaz de muita coisa, como fazer contas na feira. Tenho mais autonomia”, conta Dona Dalva.

ENSINAR PARA APRENDER

O projeto Construindo o Saber conta com seis professoras voluntárias para auxiliar os 50 alunos em sala de aula. Há sete anos, Wilma Vieira desenvolve o papel de educadora do projeto. Segundo ela, participar dessa iniciativa é uma oportunidade de troca. “Eu aprendo muito mais que ensino. A cada dia é um novo aprendizado sobre como reconhecer os meus direitos, como lidar com as pessoas nesta minha nova fase de vida. Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em compreender algumas limitações que são reflexo dos muitos anos de experiência de vida”, comenta sorrindo e, dando sequência ao raciocínio, ela diz que “o Construindo o Saber é uma família, um espaço de troca de conhecimento e afeto e de tecer amizades. “Além disso, o projeto nos propicia momentos que nos permite esquecer dos nossos problemas e vivenciar bons momentos em sala de aula”, avalia. 

O projeto Construindo o Saber retorna das férias no próximo ano. Após esse período, as aulas do projeto voltam a acontecer nos mesmos dias e horários, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h. A participação no Construindo o Saber é gratuita. Interessados em participar do projeto podem fazer contato pelo telefone (31) 3849.7744.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com