Cidades

Projeto Construindo o Saber comemora bons resultados

Além da alfabetização, o Projeto Construindo o Saber promove aos idosos da comunidade a convivência sócio-familiar, a inclusão social e a qualidade de vida

 

TIMÓTEO – Uma bela festa caipira marcou o encerramento das atividades do primeiro semestre do Projeto Construindo o Saber – alfabetização para a terceira idade, desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita, braço social da Aperam South America. Cerca de 60 pessoas, entre participantes do Projeto e seus familiares, professores voluntários e empregados da Empresa, compareceram ao espaço pedagógico na Fundação para comemorar o sucesso dessa etapa.
De acordo com a coordenadora de Projetos da Fundação Aperam Acesita, Márcia Ferreira de Andrade, o momento é de celebração de resultados satisfatórios. “Neste semestre, alcançamos um ótimo nível de participação dos nossos idosos no Projeto. A presença constante nas atividades fez com que toda equipe se esforçasse para desenvolver um trabalho de excelência e ainda mais criativo. Esse momento de interação dos alunos com colaboradores e familiares foi muito especial”, destacou.
Ao som de música caipira e muitos causos e prosas, os participantes saborearam comidas típicas variadas e participaram do tradicional bingo.
Além da alfabetização, o Projeto Construindo o Saber promove aos idosos da comunidade a convivência sócio-familiar, a inclusão social e a qualidade de vida. Aulas expositivas, lúdicas, trabalhos em grupo, oficinas, passeios, visitas a museus, comércios, bancos e bibliotecas são exemplos das atividades que realizam.

VOLUNTARIADO
Willian Junio Simões é eletricista da Aperam South America e, desde o início desse ano, atua como educador voluntário no Projeto. Para ele, o voluntariado proporciona realização e crescimento pessoal, além do constante aprendizado entre todos. “É muito bom estar com pessoas com mais idade e que demonstram muita disposição para aprender. Às vezes, mais do que nós mesmos, com menos idade. A troca de conhecimento, de informações, acontece todo o tempo dentro da sala. Isso é muito rico. Sem dúvida, mesmo como educador, acredito que eu tenha, até agora, aprendido mais do que ensinado”, comemorou.

AULAS
As aulas do Projeto são realizadas duas vezes por semana, em cinco turmas, as segundas e quartas-feiras e as terças e quintas-feiras. Entre os resultados alcançados estão o aumento da conscientização e da participação de idosos em associações, conselhos e outros grupos comunitários, a mobilização de educadores voluntários da comunidade e o fortalecimento das relações sociais dos participantes. Atualmente, 75% dos alunos encontram-se no nível alfabético (escrita híbrida: o aluno escreve sem demonstrar o uso correto da grafia).
Realizado há 13 anos em Timóteo, pela Fundação Aperam Acesita, ao todo, mais de 800 pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa. Desenvolvido com a parceria de voluntários, o Programa busca a participação de educadores, graduados em magistério, normal superior ou pedagogia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com