Cidades

Projeto busca voluntários

O projeto Construindo o Saber trabalha a alfabetização e o ensino na terceira idade

TIMÓTEO – O projeto Construindo o Saber trabalha a alfabetização e o ensino na terceira idade e busca a participação voluntária de educadores, graduados em magistério, normal superior ou pedagogia. Os interessados devem agendar entrevista por meio do telefone 3849-7736.
Realizado há 13 anos em Timóteo, o projeto já beneficiou mais de 800 pessoas. Além da alfabetização, promove a convivência sócio-familiar, a inclusão social e a qualidade de vida. A iniciativa inclui aulas expositivas, lúdicas, trabalhos em grupo, oficinas, passeios, visitas a museus, comércios, bancos e bibliotecas. “Essa é uma oportunidade de exercer a cidadania e, ao mesmo tempo, de promover a integração e as competências e de democratizar o acesso ao conhecimento”, ressalta o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.
O Construindo o Saber atende cerca de 50 pessoas com mais de 45 anos, que descobrem o prazer de ler e escrever e, ainda, de viver novas experiências. A aposentada Terezinha Brígida Martins, 67 anos, participante do projeto, não tem mais problemas para identificar letreiros de ônibus ou a data de validade de um produto. Agora ela sabe ler e escrever. Ela redescobriu no aprendizado o prazer de viver. “Estava desanimada, sem vontade de nada. Não gostava mais de mim, chorava bastante e tomava quatro diferentes remédios por dia. Hoje sou outra pessoa. Amo a vida e estou muito feliz”, conta.
Entre os resultados já alcançados pelo projeto estão o aumento da conscientização e da participação de idosos em associações, conselhos e outros grupos comunitários, a mobilização de educadores voluntários da comunidade, e o fortalecimento das relações sociais dos participantes. Atualmente, 75% dos alunos encontram-se no nível alfabético (escrita híbrida, ou seja, o aluno escreve sem demonstrar o uso correto da grafia).
O Construindo o Saber possui cinco turmas atualmente. As aulas são realizadas nas segundas e quartas-feiras, das 14 às 17h, para algumas turmas, e todas as terças e quintas, no mesmo horário, para outras turmas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com