Cidades

Projeto ‘a, e, ipatinga’ inova no processo de leitura e escrita

Secom PMI

IPATINGA – No segundo semestre deste ano, a Prefeitura de Ipatinga inicia mais um projeto inovador na área do aprendizado da leitura e da escrita. “Identificamos que há sérios problemas quanto à alfabetização de nossos alunos. E, estando à frente da administração de nossa cidade, não podemos ficar omissos a este fato. A implantação de um programa focado na alfabetização reafirma nosso compromisso com a Educação de qualidade no município”.

Com estas palavras, a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, define o programa que contará com a assessoria da professora doutora Elvira Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano com formação em neurociência, psicologia, antropologia e música.

O “a – e – ipatinga – Programa de Alfabetização e Letramento da rede municipal de ensino” é uma iniciativa da administração municipal para assegurar total assistência aos alunos do Ensino Fundamental, garantindo que todas as crianças até oito anos saibam ler e escrever. “A presença da especialista será fundamental na formação de professores e tutores alfabetizadores, bem como na orientação das atividades que serão desenvolvidas, considerando as especificidades de Ipatinga e as particularidades de cada aluno”, enfatiza a secretária municipal de Educação Leida Tavares.

LANÇAMENTO
Na noite de segunda-feira (8), a Prefeitura realizou o lançamento oficial do Programa a- e- ipatinga. Na presença de profissionais da educação, pais e demais convidados a administração municipal apresentou as ações que já são desenvolvidas nas escolas e as atividades que serão implementadas ao longo do ano para dar assistência aos alunos em fase de alfabetização e formação aos profissionais da Educação.

“Neste momento de dificuldades financeiras que os municípios atravessam, precisamos ser criativos para realizar os projetos necessários e continuar investindo em nossos alunos, que são o futuro da nossa cidade”, discursou a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta durante a abertura.

ALÉM DA SALA DE AULA
Segundo a secretária de Educação, Leida Tavares, o programa “a – e – ipatinga” vai além dos recursos disponíveis em sala de aula. “Vamos precisar estudar, buscar conhecimento sobre os diversos níveis em que a aprendizagem ocorre, com fundamentação teórica sobre neurociência e alfabetização”, destacou a gestora. “Este é um programa inovador em nossa cidade, pois alia pesquisas científicas às práticas pedagógicas presentes no cotidiano de nossos estudantes e professores”, conclui.

Os alunos Abner e David de Souza, de 10 anos, que participaram das apresentações culturais durante o lançamento, realizam atividade de acompanhamento pedagógico no Centro de Atendimento Multidisciplinar – Cenam. A unidade é um dos locais em que são desenvolvidos projetos focados na alfabetização de crianças com déficit de atenção.

EXTRATURNO

“Há um ano nossos filhos desenvolvem atividades extraturno no Cenam. Podemos afirmar que nossa rotina mudou. Atualmente eles estão mais concentrados e participam das atividades coletivas propostas pela escola”, contam Lorival Peris e Solange de Souza sobre a rotina dos gêmeos que também frequentam o ensino regular na Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé.

Ainda na opinião de Lorival e Solange, o acompanhamento realizado no Cenam significa muito na rotina da família. “Trabalhamos o dia todo e saber que os meninos estão recebendo atendimento adequado nas escolas é tranquilizante. Além de aprenderem a ler e escrever, o acompanhamento dos profissionais especialistas representa uma economia de cerca de R$600 em nosso orçamento”, relataram os pais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com