Mais de 1000 alunos concluíram formação musical na região leste de Minas por meio do Mais Música, patrocinado pela Cenibra através da Lei Rouanet
IPATINGA – “Eu escolhi a música pois ela tem o poder de tocar as pessoas, inspirar e criar conexões. Música é a arte de manifestar diversos afetos da nossa alma e, com incentivo do Mais Música, estou cada vez mais feliz e realizado como músico”. Essa fala é de José Antônio Júnior, de 48 anos, técnico de enfermagem e músico em Coroaci.
Ele é um dos mais de 1000 beneficiados pelo Mais Música – Programa de Incentivo à Música Instrumental, realizado pela Criativo Produções e Ministério da Cultura que, desde 2018, leva o ensino gratuito da prática e teoria musical instrumental para diversas cidades do leste de Minas Gerais. A Cenibra, grande parceira e apoiadora, patrocina, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o Programa que está transformando vidas e resgatando a cultura nas comunidades atendidas pela empresa.
Com isso, a Cenibra reforça seu compromisso com a responsabilidade social por meio do incentivo musical nas cidades de Açucena, Materlândia, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santa Bárbara, Coroaci, Naque, Córrego Novo e Ferros.
APERFEIÇOAMENTO
José Antônio participou da tradicional Banda de Música de Coroaci e aperfeiçoou sua musicalidade no Mais Música, auxiliando como professor o maestro João Carlos nas aulas e apresentações do Programa. Tocando sax alto e sax tenor, José inspirou a filha de nove anos, Maria Cecília, e ela aprendeu a tocar trompete nas aulas do Mais Música, apresentando-se com o pai em momentos em família e em eventos na comunidade.
“Como professor musical, participar do Programa é uma experiência profundamente gratificante e inspiradora. Me sinto parte de algo maior pois vejo na prática o impacto que a música tem no desenvolvimento dos alunos. Eles ganham mais confiança, disciplina e respeito e traz paz e amor para a cidade. As pessoas ficam felizes ao verem as iniciativas que beneficiam a comunidade”, disse José Antônio.
Além do trompete e do saxofone, os alunos aprendem a tocar instrumentos como clarinete, trombone, flauta doce, flauta transversal, bombardino e a percussão. Os professores do Programa são musicistas e maestros de renome na região, que se destacam pela experiência e sucesso na cena musical local.
Para o Diretor Executivo do Instituto Cenibra, Edson Valgas de Paiva, “apoiar iniciativas como esta é essencial para manter viva a rica tradição musical que faz parte da identidade de nossa região. A música tem o poder de unir as pessoas, contar histórias e preservar memórias. Ao apoiar este projeto, estamos investindo no futuro cultural, garantindo que as novas gerações tenham acesso e possam se inspirar nas melodias e harmonias que tanto nos orgulham. O apoio da Cenibra e do Instituto Cenibra demonstra um compromisso genuíno com o desenvolvimento cultural e social das comunidades. Por meio do projeto, estamos fortalecendo os laços comunitários e incentivando a participação ativa de todos os cidadãos na preservação de nossa herança cultural”.