Cultura

Programa traça perfil do músico Jards Macalé

Em atividade há quatro décadas, o multiartista conta detalhes de sua carreira e vida

BH – Nascido em 1943, o músico Jards Macalé se tornou reconhecido por célebres artistas de sua geração e pouco conhecido pelas grandes multidões. Nesta semana, o Diverso traça um perfil do compositor, intérprete, violonista, produtor, diretor musical, orquestrador e ator Jards Macalé. Entre seus parceiros, estão Maria Bethânia, Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Torquato Neto, Luiz Melodia, Roberto Frejat e Hermeto Paschoal.
Em atividade há quatro décadas, o multiartista conta detalhes de sua carreira e vida pessoal. Jards, que foi apelidado de “Macalé” na infância por causa de um jogador do Botafogo, tão perna de pau quanto o músico, renegou desde cedo os rótulos que lhe atribuíam. Macalé revolucionou a música brasileira ao mesclar rock, samba, música erudita, jazz, bossa-nova e doses intensas de melancolia e ironia.
Ele relembra do encontro com músicos baianos exilados em Londres na década de 1970, durante a ditadura militar, e relata detalhes sobre a gravação de suas músicas por Gal Costa (“Hotel das Estrelas”, “Vapor Barato”), Maria Bethânia (“Anjo Exterminado” e “Movimento dos Barcos”) e Clara Nunes (“O Mais-Que-Perfeito”).
Na Rede Minas, terça-feira, às 22h30. Reapresentação na sexta, às 17h30, na Rede Minas e TV Brasil.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com