Cidades

Programa distribui kits de higiene nas escolas

O lançamento aconteceu na Escola Municipal Infantil João Bolinha, no distrito de Cachoeira do Vale

 

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta segunda-feira (5) o Programa Sorriso Aberto. O projeto contempla a distribuição de cinco mil kits de higienização bucal, contendo uma sacola personalizada com uma escova de dente, um creme e um fio dental, para crianças da rede pública municipal e creches. O lançamento aconteceu na Escola Municipal Infantil João Bolinha, no distrito de Cachoeira do Vale e contou com a presença do prefeito Sérgio Mendes, de profissionais da Secretaria de Saúde, alunos, professores e comunidade. Ao todo 13 escolas e 13 creches receberão os kits.
O odontólogo Kleicy dos Anjos Pocidonio, assessor técnico da secretaria de saúde, explica que a entrega dos kits foi apenas uma das ações do programa. “O foco principal do Programa Sorriso Aberto são as ações preventivas desenvolvidas pela equipe do Centro Odontológico, que vai levar para as escolas orientações sobre a importância da limpeza e escovação correta dos dentes e da língua, como utilizar o fio dental, qual a frequência da escovação e, principalmente, vão chamar a atenção para as consequências que a falta da higiene bucal pode trazer para a saúde”, explica Kleicy, lembrando que pelo menos uma vez por mês os agentes da saúde bucal estarão visitando as escolas e creches e fazendo também a aplicação de flúor, sobre a supervisão de um odontólogo.
O profissional lembra que o principal agravo da ortodontia, hoje, são as cáries e a doenças periodontais, que são as feridas na gengiva. “Com o trabalho de prevenção conseguiremos evitar agravos, como os atendimentos especializados, por exemplo. A maior ferramenta para impedir a cárie e a doença periodontal é a escovação correta e a aplicação de flúor”, afirma Kleicy.

REFERÊNCIA

Na opinião do secretário de saúde Fabiano Moreira da Silva, a velha máxima de que “a saúde começa pela boca” é verdade. “Estudos da Organização Mundial da Saúde comprovam que, quanto menor o indicador de saúde bucal, menor o risco de incidência de outras doenças, como por exemplo a Endocardite Bacteriana, uma bactéria que se instala nos dentes e ao cair na corrente sanguínea pode causar um grave problema no coração”, alerta o secretário. Fabiano lembra que a Saúde Bucal de Timóteo já foi referência nacional com um dos menores índices de CPOD – (Dentes Cariados, Perdidos e Obturados) do Brasil. Segundo ele, este levantamento deve ser feito de dois em dois anos, mas em Timóteo não é realizado há quatro anos. Fabiano informa que com a implantação do Programa Sorriso Aberto o levantamento será retomado. O índice de CPOD preconizado pela Organização Mundial da Saúde é de 1,2 a 2,6%. “Este programa Sorriso Aberto é um de vários projetos, voltados para as crianças, que temos implantado em Timóteo. Devemos educar esses pequenos para termos adultos educados e saudáveis. Acredito que ações como estas, realizadas com crianças, tem efeito imediato. Nossa pretensão é colocar Timóteo novamente com um dos melhores indicadores de saúde bucal do país”, frisou o prefeito Sérgio Mendes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com