FABRICIANO – O prefeito Marcos Vinicius anunciou para o dia 17 de junho o início da vacinação dos profissionais da educação na cidade. Seguindo o cronograma exigido no Plano Nacional de Vacinação (PNI), a vacinação começará pelos educadores que trabalham em creches, CMEIs e abrigos com crianças de 0 a 3 anos. Em seguida, os demais profissionais receberão a imunização.
Em alinhamento, as Secretarias de Governança da Saúde e de Governança Educacional preparam suas equipes para que o trabalho flua da melhor forma possível já que os servidores no momento estão em ação nas escolas. As aulas presenciais na cidade retornaram em 18 de janeiro e foram interrompidas somente durante o período da “Onda Roxa”.
No entanto, não será preciso que nenhum servidor falte ao trabalho. Os vacinadores irão de escola em escola. Além dos professores, serão vacinados demais trabalhadores que lidam com os alunos. A vacina disponibilizada é a AstraZeneca que exige a aplicação da segunda dose em até 90 dias.
A intenção da administração municipal é vacinar todos os servidores da educação independentemente de idade ou comorbidade. Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Cacau, o município já possui vacinas suficientes para atender aos profissionais.
“As remessas que recebemos são suficientes para esse público, então nós preparamos as nossas equipes para iniciar o trabalho. Com os professores imunizados nós teremos ainda mais tranquilidade quanto às aulas nas escolas”, disse.
O prefeito Dr. Marcos Vinicius, lembra que parte dos servidores, aqueles acima de 60 anos e os que possuem comorbidades, já tomou a vacina. “Agora vamos vacinar o restante sem nenhuma regra, apenas seguindo o Plano Nacional de Imunização. Depois vamos vacinar outros grupos, como os motoristas do transporte coletivo”, informou. A previsão é de imunizar 2.200 profissionais de educação.
NÚMEROS DA VACINAÇÃO E DA COVID NA CIDADE
Nesta semana a cidade atingiu 21.432 pessoas vacinadas com a primeira dose e 11.935 com as duas doses. O hospital Dr. José Maria Morais possuía nessa sexta-feira, dia 11, oito pacientes internados, sendo 4 em leitos de UTI. Coronel Fabriciano registrou em 2021 5.930 casos confirmados de Covid 19 com 5.677 recuperados. Houve 180 mortes.