Cidades

Professores participam de formação da Base Nacional Comum Curricular

O curso foi ministrado pela PhD em Educação, Dra. Zita Lago

IPATINGA – Cerca de 300 professores da rede municipal de ensino de Ipatinga participaram no início desta semana, no auditório da Faculdade Pitágoras, no bairro Horto, do curso de formação para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Base é um documento que funcionará como referencial descritivo de conteúdos e saberes a serem trabalhados em cada ano e segmento da Educação Básica, nas escolas brasileiras, definindo quais conteúdos devem ser repassados e o que é desejado que os estudantes saibam após cada etapa de aprendizado.

O curso é uma parceria da Prefeitura de Ipatinga com o Sistema de Ensino Aprende Brasil e é ministrado pela PhD em Educação, a Doutora Zita Lago.

Para a secretária de Educação de Ipatinga, Eva Sônia Rodrigues, “a Base Nacional Comum Curricular é de fundamental importância para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ao definir quais serão essas aprendizagens por meio das competências e habilidades que compõem o documento, a BNCC estabelece um direcionamento do que deve ser trabalhado em sala de aula”, explica.

A intenção é ampliar as possibilidades do ensino objetivando assim uma educação com qualidade cada vez maior. “Assim precisamos nos adequar aos novos termos da BNCC, além da formação continuada ser fundamental para a constante atualização das práticas pedagógicas”, conclui Eva.

DOCUMENTO NORMATIVO A BNCC possui um conjunto de 10 competências gerais que precisam ser reproduzidas de forma integrada às habilidades curriculares, durante toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida. Desta forma, os direitos individuais estarão garantidos de acordo com a constituição brasileira. 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com