Cidades

Professores de Iapu visitam escolas de Tempo Integral

FABRICIANO – Representantes da Secretaria de Educação de Iapu visitaram Coronel Fabriciano para conhecer o modelo de Educação em Tempo Integral desenvolvido, desde 2006, pela Prefeitura. A equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Fabriciano apresentou os dados da Educação em Tempo Integral e explicou o processo de implantação desse sistema. Além disso, o grupo acompanhou a comitiva de Iapu a dois núcleos de Tempo Integral.

A comitiva foi recebida pela secretária de Educação e Cultura de Fabriciano, Glória Gíudice; pela gerente de Desenvolvimento e Infraestrutura, Rosa Maria Monteiro; e pela gerente Pedagógico, Luiza de Marilac. Entre os dados apresentados pela equipe estão os números de atendimento desde a implantação do Programa. Em 2006, ano de iniciação da Educação Integral, o sistema contemplava pouco mais de 300 alunos. Hoje, são mais de 4.300 estudantes matriculados em 13 núcleos.

EXEMPLO
Na Escola Said Albeny, os alunos receberam os visitantes com apresentações de dança, artes marciais e música, atividades da Educação em Tempo Integral. “Ficamos emocionadas com o desempenho dos alunos. Procuramos pelo município por entendermos que Fabriciano tem uma vivência exemplar e uma trajetória de sucesso. Vamos nos espelhar nessa experiência para construir nosso sistema”, disse a secretária de Educação de Iapu, Gleiziane de Paula.

Também vieram de Iapu a gerente pedagógico, Sandra Gomes; a professora Marcieni Barros; e a diretora da Escola Jair Fernandes de Melo, Giane Lopes, que será a primeira a receber a Educação em Tempo Integral em Iapu. No Programa Curumim, as visitantes puderam conferir o trabalho realizado com os alunos das escolas José Batista de Mendonça e Paulo Franklin.

“Foi bom mostrarmos às nossas visitantes que o Programa de Educação em Tempo Integral pode ser implantado mesmo que o espaço usado seja fora das escolas. Mais que espaço físico, é preciso engajamento político para fazer a Educação Integral funcionar”, destaca a secretária de Educação e Cultura de Fabriciano, Glória Giudice.

REFERÊNCIA
Não é a primeira vez que representantes de secretarias de Educação de cidades vizinhas visitam Coronel Fabriciano para conhecer a metodologia de ensino e o trabalho pedagógico desenvolvidos na rede municipal. Só em 2013, Fabriciano recebeu a visita de representantes das prefeituras de Ipatinga, Timóteo, Inhapim e Pingo D’água.
Na maioria das visitas, a Educação em Tempo Integral é o principal tema. “Estamos sempre dispostos a contribuir com outras cidades. Quando iniciamos nosso processo, as visitas que fizemos nos ajudaram a construir a nossa metodologia. Hoje, fazemos o caminho contrário: ajudamos outras secretarias a se adequarem para implantar o sistema”, lembra Glória Giudice.

AMPLIAÇÃO

A Prefeitura de Coronel Fabriciano está trabalhando com a expectativa de ampliar o atendimento da Educação em Tempo Integral até o final deste ano. Com isso, 4.500 alunos serão atendidos. As escolas em Tempo Integral oferecem acompanhamento pedagógico de letramento, matemática e ciências e oficinas de artesanato, educação musical, inglês, natação, judô, teatro, dança, informática, entre outras. Cada aluno recebe quatro refeições com cardápio balanceado, conforme Programa de Alimentação Escolar (PAE).

ALFABETIZAÇÃO
Em 2012, o método de ensino infantil desenvolvido por Fabriciano colocou a cidade entre as cinco brasileiras selecionadas para participar da Pesquisa do Ciclo de Alfabetização preparada pela Unesco e pelo Ministério da Educação (MEC). O município foi o único representante do Sudeste do País. Os dados levantados pela pesquisa estão sendo utilizados como subsídios para criação do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Brasil.


A secretária Glória Giudice recebe comitiva de educadores de Iapu

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com