Cultura

Professores apresentam trabalhos em simpósio

FABRICIANO – Os professores do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), Ana Cláudia Resende, Glória Dias Vitorino e Luiz Antônio da Silva acabam de receber “cartas de aceite” para participação no “IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais”, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento será realizado entre os dias 14 e 17 de setembro, em Belo Horizonte.

Na oportunidade, o grupo irá compor a mesa-redonda intitulada “O documentário em animação: memória, construção identitária e recentes movimentos migratórios no Oriente Médio”. As reflexões serão feitas a partir da tese de doutorado da coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Unileste, a professora doutora Ana Cláudia Resende, que contou com, entre outros especialistas, a professora Drª Glória Vitorino e o reitor do Unileste, prof. Dr. Genésio Zeferino, como membros da banca examinadora.

PERSÉPOLIS
“Nossa base será um dos filmes analisados em minha tese de doutorado: “Persépolis” (França/EUA, 2007), autobiografia da iraniana Marjane Satrapi, uma jovem que cresceu no Irã, durante a Revolução Islâmica, obrigada a sair de seu país e se separar de sua família devido ao seu caráter questionador. Trata-se de uma obra documental, realizada em animação; uma proposta inovadora no campo da sétima arte. Por isso, farei uma análise entre os (im)possíveis limites entre ficção e não ficção”, explica Ana Cláudia.

Glória Vitorino, coordenadora da mesa-redonda, conta que o estudo irá ressaltar a primazia do interdiscurso no discurso de construção identitária do sujeito autobiografado. “Não se trata de investigar apenas a constituição do discurso de Satrapi, mas também o caráter documental (ou não) de dizeres salientados em diferentes domínios discursivos que, embora divergentes, por vezes se entrecruzam e contribuem, efetivamente, para a construção identitária da jovem iraniana”, completa a docente.

SOCIOLOGIA
O professor Luiz Antônio, por sua parte, fará uma análise sociológica da narrativa. “Esse estudo se justifica em tempos de intensos fluxos migratórios, como assistimos recentemente no Oriente Médio em função dos conflitos militares, econômicos e políticos”, destaca.
Para ele, a análise da obra permitirá extrair lições importantes para a superação das experiências de intolerância, ódio e discriminação nas relações entre diferentes setores das sociedades consideradas civilizadas, modernas e desenvolvidas.


A equipe de professores do Unileste que participa do simpósio: Ana Cláudia Resende, Luiz Antônio e Glória Vitorino

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com