Cidades

Professora do Unileste publica pesquisa científica

FABRICIANO – A professora Marluce Queiroz, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), acaba de ter um artigo sobre energia solar publicado na edição especial do periódico Environmental Science and Pollution Research.

A pesquisa, intitulada “Solar energy for wastewater treatmente: review of international technologies and their applicabilility in Brazil”, discute o uso da energia solar no tratamento de efluentes se inserindo na premissa da sustentabilidade econômica e ambiental. O estudo foi desenvolvido com a participação das pesquisadoras Mônica Maria Diniz Leão e Camila Costa Amorim, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 De acordo com a professora, com a pesquisa “pretende-se fomentar o uso dessa fonte energética, considerando que diversos estudos mostram que o Brasil, por sua localização e extensão territorial, recebe energia solar da ordem de 1013 MWH anuais, o que corresponde a cerca de 50 mil vezes o seu consumo anual de eletricidade.

Apesar disso, o país possui poucos equipamentos de conversão de energia solar em outros tipos de energia, que poderiam estar operando e contribuindo para diminuir a pressão para construção de barragens para hidrelétricas, queima de combustíveis fósseis, desmatamentos para produção de lenha e construção de usinas atômicas”, explica Marluce Queiroz.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com